Compartilhe este texto

O endereço mais cobiçado de Manaus


Por Raimundo de Holanda

20/04/2015 23h30 — em
Bastidores da Política



A eleição do próximo ano contará com pelo menos seis candidatos à prefeitura de Manaus. Ou mais, se as  atuais composições partidárias não forem mantidas.  Um elenco de franco-atiradores – aqueles candidatos com objetivo especificos, mas apostando no imprevisível – poderão formalizar candidaturas; Hissa Abrahão, Alessandra Campelo, Rebecca Garcia, Antônio Chico Preto, Amazonino Mendes ou  Marcelo Ramos, entre outros. Na outra ponta estará o prefeito Artur Neto, muito  provavelmente tendo na retaguarda aliados importantes, como o governador José (PROS)Melo e o Senador Omar Aziz ( PSD).

E a sucessão municipal, embora aparentemente distante, é o tema das conversas entre políticos. O tempo é de realinhamento de partidos e de acordos que lá na frente poderão ser desfeitos...

 'NÚMEROS ASSUSTADORES'

Sob o título “Queda na produção da Zona Franca de Manaus” o site da revista Época diz que, apesar das isenções fiscais, a queda na produção da ZFM amarga números assustadores no 1º trimestre de 2015. A publicação também informa que a baixa repercutiu na arrecadação do Estado que, informa, também caiu 10,5%, e completa dizendo que no Distrito Industrial há ameaças de demissões e suspensão de contratos.

 CIMENTO SEM VOTO

 A juíza da 43ª Zona Eleitoral de Nhamundá/AM, Vanessa leite Mota, decidiu pela extinção da punibilidade em representação eleitoral contra Israel Alexandre Muniz Paulain e Edson Ribeiro de Almeida, candidatos, na eleição de 2012, a prefeito e vice naquele município. Eles teriam oferecido 15 sacas de cimento a Astrogildo Coelho Alfaia em troca de voto. A juíza alegou falta de provas contra os representados.

EM PAUTA, 8 ANOS DEPOIS

A prestação de contas do exercício de 2006 do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) vai ser julgada na sessão de quarta-feira, dia 22, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os administradores à época eram Mônica Melo e Djalma Dutra Filho.

ESPANTO DE VANESSA

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) quer que o Senado vote, até o dia 27 de abril, Dia do Trabalhador Doméstico, a regulamentação da emenda Constitucional 72, que concedeu direitos a esses trabalhadores. Diz ela causar espanto que os domésticos sejam considerados, até hoje, uma "espécie de subclasse.”

A GARANTIA DE MELO

Não haverá interrupção de nenhuma ação referente aos compromissos assumidos em campanha eleitoral e registrados no programa de governo com a Agenda Socioambiental para o desenvolvimento sustentável do Amazonas. A garantia foi dada pelo governador José Melo, por meio de ofício, em resposta a pedido de informações do MPF/AM sobre a redução nos quadros e no orçamento da Sema. Melo justifica que a redução faz parte do ajuste administrativo com vistas ao “enfrentamento do novo cenário político-econômico que se prenuncia no país”.

PLANO DE EDUCAÇÃO

Até amanhã, dia 22 de abril, será possível a qualquer cidadão apresentar propostas para a elaboração das diretrizes finais do Plano Municipal de Educação, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação. O documento base do PME está disponível para consulta pública desde o dia 13, no site da Semed, para que a população possa contribuir com sugestões para a construção do plano.

DETERIORAÇÃO DA ECONOMIA

O Brasil vive nos últimos meses uma ingrata dinâmica de deterioração das expectativas para a sua economia. Ontem o Relatório Focus abriu o feriado mostrando piora na projeção dos agentes econômicos para o crescimento do PIB (-1,03%) e para a inflação (8,23%). Agora, a expectativa para quarta-feira ou até o final da semana fica por conta das explicações do presidente do Banco Central, Alexandre Tombine ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para mais este “tropeço”. Para alguns economistas fora do governo o melhor nessa hora seria “esquecer as metas” e trabalhar para amenizar a crise da melhor forma possível. 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.