Compartilhe este texto

O CONSTRANGIMENTO DE GUTO


Por Raimundo de Holanda

25/07/2014 0h25 — em
Bastidores da Política



O presidente do PPS, Guto Rodrigues, passou por um constrangimento que poderia ter evitado: foi informado, há um mês, que ele e outros integrantes do partido ou associados a gabinetes e que atuam como cabos eleitorais do vice-prefeito Hissa Abrahão, aliado do senador Eduardo Braga, seriam exonerados pelo prefeito Artur Neto. A ele foi oferecida a oportunidade de pedir para sair. Preferiu a exposição pública e tentar tirar proveito político dela. Não conseguiu. Guto poderia ter preservado a sua história, de político coerente. Tomou outro caminho...

ESQUEÇAM O VELHO PRAÇA, VALE O NOVO

 
 

O  novo  deputado federal Francisco Praciano, que já foi o baluarte de uma ideologia que tem ojeriza ao uso de posições políticas para se beneficiar de cargos públicos, mostrou ontem que está mesmo radicalmente mudado. Ante a exoneração do colega de aliança, Guto Rodrigues, do cargo de secretário municipal, que ocupava por ser presidente do PPS,  Praciano se mostrou ofendido. Logo ele, que sempre criticou (no passado recente) o uso da política como trampolim para cargos no governo.

NÃO FUNCIONA

No site do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, o link do Diário de Justiça Eletrônico está há pelo menos três dias sem funcionar. Quem necessita de informações oficiais veiculadas ali está sem poder acessar a publicação virtual.

CONTRIBUINTE PAGA ESSA CONTA

O vereador Samuel da Costa Monteiro (PPS) quer que o município banque mais uma bolsa. Desta vez seria de passagem grátis para estudantes com renda de até dois salários mínimos e que morem a mais de dois quilômetros de distância da escola. Diz Samuel que a meia passagem não resolve a situação.

ZFM NÃO SEGURA COMPONENTES

O presidente da Associação dos Fabricantes de Componentes da Amazônia (Aficam), Cristóvão Marques, voltou a alertar sobre a concorrência das importações de insumos chineses em detrimento de peças e partes produzidas na ZFM. Marques afirma que três, das cinco empresas componentistas em operação no polo de Manaus podem fechar em breve.

INDENIZAÇÕES TRABALHISTAS NA CMM

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Bosco Saraiva (PSDB), está notificando mais 48 servidores daquele poder para comparecerem, no dia 29 de julho, àquela casa, a fim de receberem indenizações trabalhistas remanescentes de anos anteriores.

DESDE PEQUENO

O vereador Waldemir José (PT) negou, nesta quinta-feira, que tivesse deixado de lado seu fiel companheiro, agora engajado na disputa por uma vaga ao Senado Federal na chapa de Eduardo Braga (PMDB), o deputado federal Francisco Praciano. Waldemir José afirma que é eleitor de Praciano desde pequeninho.

@@@

Na mesma conversa via Facebook, um leitor do Portal do Holanda disse que até gosta do trio petista Praciano, Waldemir e José Ricardo, pessoas honestas, diz o leitor que só não entende “como [eles] têm coragem de continuar filiados ao PT, chamado por ele de partido de oportunistas.     

SOBRE ENRIQUECER

A evolução patrimonial dos políticos sempre foi um item de questionamento nas épocas de campanha eleitoral. Mas passado o calor da disputa, vencedores e perdedores simplesmente esquecem ou deixam pra lá a questão. Agora surge um interesse novo vindo de órgãos que têm a responsabilidade de atuar nesse quesito, como é o caso do Ministério Público e da Procuradoria Regional Eleitoral. Que estudam acionar também a Receita Federal para avaliar a possibilidade de enriquecimento irregular. De repente algumas contas podem não bater com a realidade.
 
NÃO FALTARAM PROJETOS
 

Embora esteja em ano eleitoral, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa recebeu o total de 275 proposições no primeiro semestre do ano, entre projetos de autoria dos deputados e mensagens encaminhados pelo governo e órgãos do judiciário. Destas, 223 deram entrada em 2014, e 140 foram apreciadas, restando em tramitação na Comissão, aproximadamente 135 proposições.

MINHA CASA
 

A Prefeitura de Parintins realiza hoje audiência pública para discutir  a fase de construção das 890 casas do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal em parceria com o poder municipal. As obras estão 60% construídas e os beneficiados ainda não tiveram os nomes divulgados pela Caixa Econômica Federal (CEF).  

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.