Compartilhe este texto

O conceito da reforma de Melo


Por Raimundo de Holanda

06/03/2015 0h27 — em
Bastidores da Política



A reforma administrativa do governo aprovada ontem pela Assembleia Legislativa tem um conceito bem definido. Ajusta a máquina para funcionar bem com menos estrutura (em alguns casos) supérflua, derrubando custos para economizar recursos para investimentos, sem provocar danos salariais ao funcionalismo público estadual. A recomendação do governador José Melo  foi repassada aos deputados pelo secretário de Governo Evandro Melo. O governo vai tirar do desperdício na manutenção dos ganhos a mais dos fornecedores de serviços e da modernização no sistema de compras o necessário para não penalizar os servidores.

Sem intimidação

Diante de uma galeria lotada pela elite da intelectualidade baré, o deputado Sidney Leite não se intimidou na defesa da fusão da Secti à Seplan, na reforma do governo. “Ouvi dizer que quatro ex-ministros já se manifestaram contra a extinção da Secti, mas por que esses ministros não resolveram o problema da ciência e tecnologia no Amazonas? Até hoje o CBA não tem personalidade jurídica e eles não fizeram nada”.

Vicente e o outro lado

Já no seu quinto mandato, sempre atuando na bancada governista, o deputado Vicente Lopes bem que tenta adaptar-se à vestimenta oposicionista.  Mas tem encontrado pela frente um colega ainda mais experiente, que tem lhe mostrado que pra ser oposição  há que ter cuidado com o passado que condena. Ontem acusou o presidente Josué Neto de usar “velhas práticas” nas votações de matérias do governo, e ouviu de Sabá Reis, no sétimo mandato e com trânsito nos dois lados, que tais práticas aconteciam nos governos a que Vicente serviu. E provou com documentos.

A long time ago

Ante a insistência do deputado Wanderley Dallas, num pedido de tempo para se pronunciar durante a votação do projeto de reforma do governo, o presidente Josué Neto arrancou risos com a resposta irônica e bem humorada referindo-se a uma música da banda Bee Gees. “As inscrições já foram encerradas, deputado! A long time ago (há muito tempo)..."

Contas do DEM reprovadas

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas desaprovou a prestação de contas do DEM relativa à campanha eleitoral de 2014. Entre as irregularidades estão a falta de extrato bancário e assunção de dívidas sem autorização da direção nacional do partido, entre outras.

@@@

Outro partido que teve as contas de campanha desaprovadas pelo TRE/AM foi o PRP, mas a prestação de contas se refere às eleições de 2012.

Josuair decola

Estão com passagens aéreas reservadas na TCETur o procurador de contas Carlos Alberto Souza de Almeida que vai para Foz do Iguaçu/PR assistir congresso de pregoeiros nos dias 16 a 19, enquanto o servidor João Afonso da Silva Araújo vai para Florianópolis/SC participar de seminário de previdência. Tudo a ver.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.