Compartilhe este texto

A nossa piroca desmoralizada


Por Raimundo de Holanda

23/04/2015 21h39 — em
Bastidores da Política



Com a manchete “Deputado quer que 'piroca' seja patrimônio imaterial do Amazonas”, a Folha de São Paulo (edição digital) foi cruel com Wanderley Dallas e seu projeto de elevar palavrões caboclos à condição de patrimônio intelectual do nosso povo. Mas mostra que a ausência de intelectualidade leva à falta de bom senso. Em sua preocupação em “agradar” a intelectualidade baré, Dallas não percebeu que sua condição de ministro evangélico e representante do povo o impede de faltar com o decoro. Tanto no púlpito quanto na tribuna. Foi devidamente censurado nos dois postos: pelos deputados e pelos seus superiores Evangélicos. O único ganho que obteve foi tornar-se a chacota da semana na imprensa e nas redes sociais. 

QUADRO DE CRISE NO AMAZONAS

O  IBGE exibe estatísticas onde a atividade industrial no Amazonas despencou 18,9% em 12 meses. O setor mais atingido foi informática, com perdas de 43,4%.

Quando a análise se refere ao ano de 2015, não se vê  luz no fim do túnel. No primeiro bimestre deste ano a redução da atividade industrial foi de 15,5% em relação ao mesmo período de 2014.

Com a indústria caminhando de lado e por ser a locomotiva da economia do Amazonas, outros dois setores também sentem o baque da paradeira. O comércio caiu 4,5% nos últimos 12 meses, enquanto serviços, setor menos atingido, caiu 0,3%.

E como consequência a arrecadação de impostos desabou. Estado e Município só veem uma saída: cortar gastos para ,manter investimentos em infraestrutura  e manter empregos, mas os servidores, na contramão dessa realidade, estão pedindo aumento salarial. O resultado disso pode ser demissões, inclusive de funcionários  concursados, caso gastos com pessoal ultrapassem o limite imposto pela lei de responsabilidade fiscal. O futuro parece cada vez mais incerto e perturbador.

REDE AMAZÔNICA x REDE CALDERARO

A reunião agendada para acontecer nesta sexta-feira(24) na Secretaria de Cultura, reunindo dirigentes dos bumbas de Parintins, Garantido e Caprichoso, a fim de tratar assuntos sobre o festival deste ano, promete emoções além da festa. Há informações de que a Rede Amazônica está tentando voltar a exibir o festival, com o rompimento de contrato atual com a Rede Calderaro de Informação/TV A Crítica.

AÇÕES CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS

O delegado federal Sérgio Fontes fez ontem, na Assembleia Legislativa, uma ampla explanação sobre os seus três meses à frente da Secretaria de Segurança do Amazonas. Convidado pelo líder do governo David Almeida para uma cessão de tempo no plenário, Fontes falou com desembaraço sobre os problemas da violência e do tráfico de drogas, e anunciou reforços substanciais, já a partir de hoje para melhorar o combate ao crime. “Entregaremos amanhã 100 viaturas novas, 70 para a Polícia Militar e 30 para a Polícia Civil, e começaremos a promover uma ação coordenada entre as forças policiais para diminuir as ações do crime na capital”.

O MPF AGINDO

O MPF/AM decidiu defender o princípio da impessoalidade na nomeação de obras e prédios públicos, mandando retirar nomes de pessoas vivas nos bens públicos. Mas escolheu um exemplo que pode ser polêmico, no município de Itacoatiara. Trata-se da ponte “Mamoud Amed”, na rodovia AM-010, cujo nome foi dado em homenagem ao pai do prefeito atual Mamoud Amed Filho, já morto. A recomendação do MPF manda a Prefeitura de Itacoatiara ou o Detran/AM retirar a placa identificadora da ponte no prazo de dez dias, por possuir o mesmo nome do prefeito.

SEGURANÇA NAS OLIMPIADAS

Representantes de diversos órgãos da Prefeitura e o governo do Amazonas se reuniram ontem para traçar estratégias integradas de segurança para as Olimpíadas de 2016. A reunião ocorreu na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Aleixo, zona Centro-Sul. Os participantes vão trabalhar de forma integrada na realização dos jogos e demais eventos na capital amazonense. O primeiro passo é adequar o Plano Tático Integrado formatada para a Copa do Mundo, de acordo com as demandas do Comitê Olímpico. Os encontros passarão a ser realizados semanalmente para a construção do plano. 

VOTO DE CONFIANÇA

Depois de encontro que demorou cerca de uma hora e meia com a presidente Dilma Rousseff e o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, o presidente mundial da Shell, Ben van Beurden disse, na quinta-feira, 23, que apesar das manchetes sobre a Petrobras ele, pessoalmente, tem 100% de confiança que a estatal sairá do episódio mais forte. 

CONFRONTO

A reocupação de área da Suframa por invasores no feriado de 21 de abril foi questionada pelo deputado Serafim Corrêa (PSB). Ele teme que se deixar o imóvel, área do Distrito Industrial 2, sem proteção policial pode ocasionar confronto violento entre invasores e forças de segurança.

CRIME HEDIONDO

As mortes no trânsito ocasionadas por motoristas que dirigem sob efeito de álcool, droga ou quando fazem racha podem virar crime hediondo e fazer com que esses motoristas sejam autuados por crime doloso caso projeto   do deputado Marcos Rotta  (PMDB) seja aprovado e transforma do em lei

BILHETE MARCADO

Lá pela TCETur quem já está com reserva confirmada para embarcar rumo a Belo Horizonte/MG são os servidores Saulo Coelho Lima e Stanley Scherzer de Castro Leite. Os dois vão fazer visita técnica ao TCE de Minas Gerais nos dias 4 e 8 de maio. A moda vai pegar.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.