Compartilhe este texto

No País das cotas, elas tentam tirar uma casquinha


Por Raimundo de Holanda

18/05/2015 20h11 — em
Bastidores da Política



Mais de 400 mulheres lotaram ontem o auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa para o lançamento da campanha Mais Mulheres na Política. Elas fizeram o show do dia defendendo a sua causa: querem 30% das vagas nos parlamentos nas eleições. Sabem que vivem no país das cotas, e ajudam cada vez mais o governo a se livrar de responsabilidades prementes, como promover a igualdade social legítima. Entre as estrelas da festa feminina, as senadoras Marta Suplicy, Vanessa Grazziotin e Regina Souza e o senador José Medeiros, as deputadas federais Conceição Sampaio e Jéssica Sales e a ex-deputada Rebecca Garcia.

A INCORRIGÍVEL MARTA SUPLICY

Numa rápida coletiva, a senadora Marta Suplicy disse que as mulheres não querem apenas participar das campanhas para “fazer legenda para os homens”, querem a garantia de um percentual de cadeiras para disputar. “E que essas cadeiras sejam ocupadas pelas mulheres mais votadas”. Pois é, mais votadas mesmo....

COTADA PARA A SUFRAMA

Cotada para assumir a superintendência da Suframa, Rebecca Garcia foi ambígua ontem ao ser indagada sobre sua provável nomeação para o cargo: – Ainda não fui informada oficialmente, disse. Mas a senhora está na lista dos indicados ou não?: – É o que eu estou sabendo, pela imprensa, mas não posso confirmar. A informação que eu tenho é que a nomeação deve sair esta semana. - Mas o seu nome está no topo da lista?: - Sinceramente, não sei... isso eu não posso afirmar. Mas eu espero que esteja!, disse bem humorada.

JOGO DE PODER

Dois ministros do governo Dilma medem forças para ver quem tem mais poder no governo. Aloizio Mercante adentra a seara do todo-poderoso Joaquim Levy para dar “palpite” no limite do contingenciamento de gastos no Orçamento que o governo deve anunciar esta semana. Enquanto Levy defende um corte de R$ 78 bilhões, Mercadante quer algo em torno de R$ 60 bi. É difícil prever quem vai vencer a queda de braço, já que Levy não consegue ganhar prestígio no meio político. O certo é que, com o contingenciamento, virá mais arrocho e novos aumentos.

TOMA QUE O FILHO É TEU

Do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), ao se defender, em seu perfil no Facebook, sobre falta de reajuste de funcionários da Prefeitura de Manaus há cerca de seis anos: “…deixei de ser prefeito em 31.12.2008. O aumento do salário mínimo ocorreu em 1º de fevereiro de 2009 quando eu já não era mais o prefeito.” 

CONTAS DE JOSÉ MELO

Nesta quarta-feira, 20, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas julga a prestação de contas do governador José Melo referente ao exercício de 2014. 

SEM NOME NA CÂMARA

O vereador Antônio Carmo de Lima (DEM), conhecido como "Ceará do Santa Etelvina", se envolveu em um quiproquó ao tentar liberar motorista supostamente embriagado que desacatara agentes do trânsito na madrugada de  segunda-feira, 18. Quem tentou saber nome do vereador em consulta ao site da Câmara Municipal de Manaus não conseguiu. Lá, ele é apenas o Ceará do Santa Etelvina.

MENTIRA QUE VIROU VERDADE

Nesta terça-feira, 19, o plenário da Câmara dos Deputados vota mais duas medidas do ajuste fiscal que a presidente Dilma Rousseff negou em campanha. Dessa vez é o aumento das alíquotas do PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre importados, da MP 668/15, além do projeto de lei 863/15, que reduz o benefício fiscal de desoneração da folha de pagamentos.

DEBATE NO SALÃO NEGRO

O local tem um nome diferente: Salão Negro, mas a discussão é boa e necessária. É nesse salão que o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB/AM), vai debater, na quarta-feira, 20, com governadores de todos os estados formas de aliviar os cofres combalidos desses entres federativos. Calheiros diz que é hora de rever o pacto federativo e que o Senado é a casa da Federação.

 

DOENÇAS DA ÁGUA

O secretário Homero de Miranda Leão começou a semana intensificando o combate às doenças infecciosas transmitidas por água ou alimentos contaminados no período da cheia. A ação começou pela manhã com uma equipe da UBS Megumo Kado percorrendo ruas, becos e palafitas do bairro Educandos, na zona Sul, levando orientação às pessoas que vivem nessas áreas sobre os riscos de doenças como leptospirose, hepatite, febre tifoide, cólera, diarréias e dermatites.

FORÇA-TAREFA

A força-tarefa liderada pelo MPF/AM foi oficialmente criada ontem, reunindo um total de 20 órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Os participantes vão promover ações conjuntas de fiscalização em estabelecimentos de produção e comercialização de produtos e subprodutos de origem animal no Amazonas. Nas ações ambientais a força-tarefa vai combater a pesca predatória da piracatinga, que implica diretamente na matança de botos e jacarés para servirem de isca.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.