Compartilhe este texto

Morte silencia uma geração de políticos que fez história no Amazonas


Por Raimundo de Holanda

06/03/2018 20h43 — em
Bastidores da Política



Leopoldo Peres não é só um nome, era um dos últimos membros de uma geração de políticos que fez história no Amazonas.Viveu os tempos em que saber e  intelectualidade tinham a tribuna das casas legislativas como vitrine. E os adversários se digladiavam frente a frente e sem ‘machucar’ a língua portuguesa.

Viveu tempos ‘duros’ esgrimindo contra oligarquias regionais e ditaduras nacionais. Porém, campeador da palavra, sabia enobrecer seus mandatos sem os vícios que hoje degradam a geração de políticos..

Fazia parte de um grupo de amazonenses que fez nome no cenário nacional, e teve como contemporâneos Bernardo Cabral e Almino Afonso, ainda vivos, e Arthur Virgílio Filho e José Lindoso, falecidos. Morreu na segunda-feira. Morremos um pouco com ele…

O ESQUEMA DO DETRAN

O sistema de apreensão de veículos do Detran, foi alvo ontem da operação “Hasta Pública”, da Polícia Civil. A devassa foi na Gerência de Leilões, responsável pelos veículos apreendidos e leiloadas pelo órgão.

@@@

Documentação de serviços não realizados, como notas fiscais falsas, geraram suspeitas de que havia um comércio ‘paralelo’ nos trâmites internos do Detran em relação a esses veículos.

SOCOS NA CMM

Faltou poucompara os vereadores Marcelo Serafim (PSB) e Felipe Souza (Podemos) trocarem socos na sessão de ontem da Câmara Municipal de Manaus. O incêndio ficou por conta de discurso do vereador Claudio Proença (PR) à administração do ex-prefeito Serafim Corrêa, pai de Marcelo.

FAKE NEWS

Com receio da repercussão negativa, o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional rejeitou o anteprojeto de lei sobre combate às notícias falsas, elaborado pela consultoria legislativa do Senado Federal e que foi divulgado como fruto de um pedido do próprio Conselho. O anteprojeto estava sendo atacado fortemente nas redes sociais.

 JANELA ABERTA

No jogo que antecedeu a abertura da janela partidária, a partir de hoje, os boatos se tornaram armas de ‘ilusionismo’ dos caciques para conquistar adeptos ou afastar indesejáveis. No centro dos ‘fakes’ está a figura do governador Amazonino Mendes que só costuma se anunciar na última hora.

@@@

Ante a possibilidade de uma aproximação do PDT com o PSB, os antagonistas do governador cuidaram de fazer ‘exorcismos’ para se livrar da sombra ‘fatal’ do inimigo em seu ninho.

JUSTIÇA SEM PAPEL 

O Programa Justiça sem Papel, do TJAM, lançado em dezembro de 2016, ganhou ontem reforço do Procon, através de um Termo de Cooperação Técnica para dar mais celeridade às ações de defesa do consumidor. Em média, 400 atendimentos/mês viram processos na justiça. Não se sabe  se é bom ou ruim, mas que entulha muito tribunal, isso entulha,

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.