Compartilhe este texto

Medo de morrer, bem do nosso lado. Quando o socorro vai chegar ?


Por Raimundo de Holanda

12/10/2016 23h09 — em
Bastidores da Política



 

A menos de 80 quilômetros de Manaus os traficantes montaram seu quartel general.. Em 24 horas, dois mortos e três feridos, entre eles  duas crianças. Em alguns bairros da pequena cidade de Manacapuru,  às margens do Solimões, a Polícia não entra. Nem estranhos.  

No porto, chegam lanchas velozes com a droga que abastece Manaus e países vizinhos. E ninguem faz nada. E não faz por omissão.

A cidade praticamente foi  dividida entre a Familia do Norte e integrantes do PCC.  Os dois grupos criminosos vivem em guerra, mas financiam os perigosos piratas, que roubam a droga de um grupo para entregar a outro.  

E ninguem faz nada. E não o faz por omissão. 

O preço é pago pelos moradores da cidade que vivem sob ameaça e o peso do medo. 

A Am 70, que liga Manaus a Manacapuru, a noite se transformou na estrada da medo. não apenas porque não é sinalizada, mas tambpem porque os assaltos a carros cresceram muito.

E ninguem faz nada. E não faz por omissão.

A omissão das autoridades diante desse gravissimo problema é um incentivo ao crime, compromete o futuro do Estado, a segurança de nossos filhos, a esperança de dias melhores. Ou se dá um basta nessa carnificina agora, ou depois não sobrará tempo para lamentos, nem justificativas fúteis.  (RH)

TCE NÃO PODE  FALAR GROSSO, AVISA DEPUTADO

Para o deputado Dermilson Chagas  (PEN), o  Tribunal de Contas do Estado  quer atropelar a Assembleia Legislativa  quanto a adoção de medidas que disciplinem a transição de governo.

O parlamentar afirma que uma propositura de sua autoria, bastante ampla a respeito da transição, começou a tramitar na Casa muito antes de o TCE anunciar uma resolução a respeito.

“O TCE está dizendo que vai fazer uma resolução para tornar a transição uma regra. Ou seja, o parlamento vem perdendo sua finalidade. Embora seja um órgão subordinado, quer falar mais grosso que a Aleam. Eu apresentei um projeto de lei da transição e gostaria de vê-lo tramitar nas comissões e ser aprovado”, desabafa o deputado.

3.000 PROCESOS ARQUIVADOS

Em sua bateria de ataques ao TCE-AM, Dermilson Chagas conta com o apoio dos colegas Serafim Corrêa (PSB) e Orlando Cidade (PTN).

Eles acusam o tribunal de mandar para o arquivo mais de três mil processos envolvendo prestações de contas  cujos julgamentos poderiam resultar em devolução de dinheiro aos cofres públicos e a condenação de gestores ímprobos.

Um deles chegou até a cogitar a ideia de tirar do órgão a condição de tribunal para  voltar a ser um mero conselho.

ITAMARATI PODE TER NOVA ELEIÇÃO

O Diário Eletrônico do TRE-AM publicou a decisão  do juiz Diego Daniel Dal Bosco que cassou o registro de candidatura e proibiu a diplomação do prefeito e vice-prefeito eleitos de Itamarati,  Antônio Maia da Silva (DEM) e Haroldo Gomes Maia (Pros).

Agora,  a corte eleitoral poderá autorizar ou não a realização de uma nova eleição no município localizado na Calha do Juruá.

 CAVALGADA

Uma cavalgada com 50 cavaleiros e amazonas marcou anteontem o ato de apoio à prática da vaquejada no Amazonas. A manifestação é contrária ao julgamento do STF que declarou inconstitucional a Lei 15.299/2013, do Ceará, que regulamentava os espetáculos de vaquejada no Estado, por causa dos maus tratos com os animais. Na verdade, não se trata só de maus tratos, é crueldade mesmo de seres ‘humanos’ brincando de perseguir e machucar animais indefesos, que ainda lhes servem de alimento.

DILMA E HILLARY

Cassada pelo Senado no dia 31 de agosto, a presidente Dilma Rousseff entrou para a história do Brasil como a 35ª presidente da República e também como a segunda a sofrer processo de impeachment. Nesta semana sua foto entrou para a galeria dos ex-presidentes, no térreo do Palácio do Planalto, que agora tem 35 fotos.

@@@

Mas se Dilma está na história de forma negativa, nos EUA a candidata Hillary Clinton tem tudo para se tornar a primeira mulher a comandar a nação mais rica e poderosa do mundo. E ainda mais: Hillary pode se eleger presidente mesmo antes da eleição em novembro. Como os estados americanos tem regras eleitorais diferentes, o voto pode ser antecipado em muitos deles e desde que o presidente Barak Obama antecipou seu voto no dia 7 de outubro, a votação em Hillary vem crescendo.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, fdn, Manacapuru, Manaus, pcc, violência, violência, violencia

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.