Compartilhe este texto

Maquiaram números para iludir senador


Por Raimundo de Holanda

29/11/2014 0h00 — em
Bastidores da Política



De um assessor do governador Jose Melo, sobre a suposta maioria da bancada orientada pelo senador Eduardo Braga na Assembleia Legislativa: “Esse número aí, de 14 deputados aliados ao senador, foi resultado de alguma pesquisa do ibope ou do Durango Duarte ?”  E caiu na gargalhada.

Durante a  ultima campanha,o Ibope e o publicitário Durango Duarte erraram feio, ao darem vitória no primeiro turno a Eduardo Braga. E voltaram a errar no segundo turno.

Esse mesmo assessor diz que a bancada sob influência de Braga na Aleam é composta por   8 deputados, Melo tem 15 e há um independente.

BATALHA NA OTAÇÃO DO ORÇAMENTO

O governador José Melo vai enfrentar a sua primeira grande batalha no plenário da Assembleia Legislativa. A emenda coletiva da oposição ao Orçamento Estadual para 2015, que reduz o poder de remanejamento orçamentário do governador pela metade (de 40 para 20%), tem o objetivo de “engessar” sua força política e administrativa. Mesmo orientada  pelo líder Eduardo Braga, que usou desse poder ao longo dos seus 7 anos de governo, a bancada sabe que, com 14 votos ( que diz contar o grupo do senador)  pode aprovar a emenda, mas não poderá derrubar os vetos do governador.

BRAGA SE RECUSA DESCER DO PALANQUE

 O senador Eduardo Braga reuniu sua bancada na tarde de quinta-feira para informar que está “firme” na disputa por uma vaga na Esplanada dos Ministérios. Pode, segundo ele, ser a de Minas e Energia ou das Cidades. E falou grosso aos aliados, dizendo  que vai fazer oposição implacável ao governador José Melo e ao prefeito Artur Neto.   

O que o senador   não conta é com a voracidade do seu partido sobre os cargos e verbas ministeriais. Empolgado, o senador até esquece o exemplo do colega Alfredo Nascimento, que também conquistou um ministério e tentou se viabilizar ao governo estadual. Perdeu para o próprio partido, o PR, que além de “devorar” recursos do Ministério dos Transportes, o deixou enrolado em escândalos.

A LIÇÃO DE ROMÁRIO

Eleito senador com 4,6 milhões de votos no Rio, o deputado federal Romário agora quer acabar com a famosa “carteirada” de autoridades e agentes públicos. Revoltado com o juiz que processou uma agente de trânsito por tê-lo parado numa blitz, o baixinho apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados, que acrescenta artigo ao Código Penal tipificando o ato como crime. A pena para o agente público que utilizar o cargo ou a função para se eximir de cumprir obrigação ou para obter vantagem ou privilégio indevido é de um a três anos de detenção.

ONDE ESTÃ O NÓ

Falando em BR-319, o deputado Tony Medeiros lembrou que quando o senador Alfredo Nascimento era ministro dos Transportes, foi a ele pleitear uma estrada para ligar a Vila Amazônia, em Parintins, ao Pará. E ouviu do ministro: “Se você conseguir resolver todos os problemas de licenças ambientais, dinheiro tem para fazer a obra. Dinheiro não falta, o que emperra é a burocracia ambiental”.

A EXPLICAÇAO DO LIDER

Na avaliação do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Sidney Leite, não há nenhum prejuízo na proposta de cancelamento de investimentos do governo estadual. Segundo ele, o governo está diante de uma reforma administrativa e de um remanejamento orçamentário, para iniciar o novo mandato dentro de um planejamento orçamentário mais enxuto em relação a despesas. 

PODER DO CARIMBO

Carlos Jorge Ataide de Oliveira (DEM) foi candidato a deputado estadual nas eleições deste ano, mas renunciou ao registro de sua candidatura. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral, apesar de reconhecer que a renúncia é um ato unilateral, indeferiu o pedido. Em seu despacho, a presidente do TRE/AM, desembargadora Socorro Guedes, diz que “o pedido não preenche as exigências legais, posto não apresentar firma reconhecida ou duas testemunhas”.

CAMPEÃO DE EMENDAS

O deputado Sinésio Campos (PT) esqueceu que é oposição e mesmo que estivesse na base aliada do governador José Melo (Pros) não teria como emplacar nem 1% das 378 propostas de emendas à LDO que ele apresentou. Pelo menos uma coisa Sinésio deve ganhar: o título de recordista em número de emendas apesentadas.

GANHA O CONTRIBUINTE

Se a lei estadual nº 211/2014 for cumprida, o consumidor amazonense vai fazer uma boa economia em seus gastos com a água distribuída pela Manaus Ambiental. É que a lei obriga a concessionária a instalar equipamento que elimine o ar na medição do consumo.

DÍVIDAS A MENOS

Outra lei promulgada pela Aleam, a de nº 212/2014, determina que as empresas concessionárias de internet deixem de cobrar multa contratual de fidelidade para usuários que comprovem a perda do emprego. Se mantiverem a cobrança, a empresas podem sofrer multa de R$ 1.000.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.