Compartilhe este texto

Ah, esse calor insuportável de Manaus...


Por Raimundo de Holanda

28/09/2014 0h00 — em
Bastidores da Política



 

Na cidade que deveria ser a mais verde do mundo, por estar situada no coração da Amazônia, os candidatos a cargos políticos nestas eleições, de deputado a governador, convivem diariamente com o “calor de rachar” durante as caminhadas e reuniões políticas nos bairros. Mas até agora nenhum deles deu ênfase em seus programas à questão ecológica urbana de Manaus. As propostas apresentadas ou são a continuidade do que já está sendo feito ou se referem a visões mirabolantes sobre recursos bilionários que nunca chegam efetivamente a quem mais interessa, e mais sofre com o calor urbano.   

A PARTE QUE LHE CABE...

Se depender do Departamento de Arborização e Paisagismo da prefeitura, nos próximos anos o calor escaldante do verão em Manaus será amenizado. Só neste ano já foram produzidas 116,1 mil mudas de plantas plantadas no Viveiro Municipal, das quais 50,4 mil foram doadas e 30,5 mil plantadas em diversos pontos da cidade. Na última ação pelo clima, no sábado, um mutirão com a população plantou 530 mudas no corredor do Parque do Mindu. Falta agora uma ação de conscientização, para que o povo ajude a cuidar dessas plantas.

CONTRA SESSÕES

Cinco deputados querem suspender duas das três sessões da Assembleia Legislativa nesta última semana de campanha, antes do primeiro turno da eleição. Dois deputados seguirão os cinco, somando sete, e o presidente Josué Neto está pronto submeter a sugestão à decisão do plenário; mas outros dois são contra. Além dos dez que discutiram o assunto, a casa tem mais 14 membros; cuja ausência do plenário indica que seriam a favor. Ou seja, está mais para não ter sessões do que ter.

AH, ESSE COTÃO...

Cansado de ler diariamente especulações sobre o uso do “cotão” da CEAP, o deputado Josué Neto questionou o por quê de tanta especulação da imprensa, quando se sabe que hoje a fiscalização e a prestação de contas eleitorais são extremamente rígidas. Segundo ele, não há talvez nada mais fiscalizado no país do que uma candidatura, principalmente no que diz respeito ao uso de recursos. Além dos órgãos fiscalizadores oficiais, que são muitos, os adversários são os mais interessados em delatar qualquer irregularidade.

FEZES DO PROSAMIM

No último debate, o candidato Eduardo Braga (PMDB) defendeu o Prosamim e nem precisava, até porque ninguém, em sã  consciência pode ser contra o projeto. O problema é que Braga ‘fez o Prosamim’ e esqueceu do esgoto. Agora, o igarapé do Quarenta é um ‘bostal’ que capta a merda do Prosamim. 

VOU DE BIKE

Pois é, pelo que diz a presidente Dilma Rousseff, ela, à semelhança da Angélica, vai de bike e, em plena campanha, promete financiamento para bicicletas. Bom para empresários do setor.

NÃO CRIPTOGRAFADO

Enquanto isso, Marina Silva, que ainda não tem um iPhone 6, pede que o Ministério Público investigue o que ela chama de intervenção não republicana. É que  andaram espionando sua campanha. Pois é, se tivesse o último lançamento xa Apple nem se preocuparia com isso.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, Brasil, Manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.