Compartilhe este texto

Manaus deve sediar quatro jogos de seleções olímpicas


Por Raimundo de Holanda

21/01/2015 23h00 — em
Bastidores da Política



Manaus deve mesmo sediar partidas de futebol masculino e feminino das olimpíadas do Rio. Não existe ainda uma confirmação oficial, mas há um conjunto de interesses convergentes entre o comitê organizador dos jogos e autoridades de Manaus. Nesta sexta-feira chega a cidade o diretor de operações do comitê organizador dos jogos, o general da reserva Marco Aurélio Costa  Vieira, ex- comandante da 12ª Região Militar e um apaixonado pela Amazônia. Terá encontros com o governador José Melo e o prefeito Artur Neto. A confirmação da cidade é uma questão de tempo.

A ideia é utilizar a Arena Amazônia para quatro jogos ou mais, dois femininos e dois masculinos. Manaus nunca esteve tão presente de forma positiva na mídia nacional e internacional, graças a Copa do Mundo e agora aos jogos olímpicos.  Não por acaso está entre os 10 destinos mais procurados por turistas de todo o mundo.

LEMBRANDO O CHE

O governador José Melo não tem histórico de participação em movimentos de esquerda. Mas foi buscar no  guerrilheiro Che Guevara a inspiração para modelar a nova Segurança Pública do Amazonas. Na posse ontem do secretário de Segurança Sérgio Fontes, Melo disse que o policial “ao enfrentar o bandido tem que ser um polícia duro e dentro da lei, mas no trato da sociedade precisa ser terno e carinhoso”. Ou seja, como disse o camarada Che, "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás". O que não vai impedir a polícia de agir com rigor contra os criminosos.

A CHUVA NAS DECISÕES DO TCE

O pleno do TCE considerou ontem como contas iliquidáveis por causa das perdas de documentos por causa de alagamento, as contas de 2007, do ex-secretário Municipal de Cultura, Sebastião Assante. O conselheiro Raimundo Michiles, relator do processo não apontou irregularidade, mas o “perdimento dos documentos, ocasionado pelo alagamento na sede da Secretaria Municipal de Cultura, próximo de um igarapé”. Ou seja, durante um temporal, os documentos foram “por águas abaixo”

ARTUR COM A UNIVERSAL

O evento ‘Saiba Dizer Não’, de conscientização contra o uso das drogas, o preconceito, o bullying e o racismo, da Igreja Universal do Reino de Deus ganhou total apoio do prefeito Artur Neto, para ser realizado no Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste. Para Arthur,  o encontro que será realizado no domingo, 1º de fevereiro, vem ao encontro das lutas e ações da prefeitura no combate ao tráfico de drogas e à violência. As atividades contarão com a apresentação de várias atrações musicais e culturais.

BIOMÉTRICO COM AGENDAMENTO

As filas para fazer o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral do Amazonas estão com os dias contados. o TRE/AM informa que já está disponível na área de Serviços do seu site o agendamento para o eleitormarcar a data de atendimento e fazer seu cadastramento biométrico. É só clicar e marcar.

MASSAMI, THE FLASH

É possível que agora deputado federal Massami Miki entre para Guiness Book com mandato mais curto no Congresso Nacional. Mili assumiu no último dia 20 de janeiro na vaga de Humberto Michiles e ficar no cargo até 31 de janeiro. São exatos 11 dias de mandato com direito à remuneração proporcional ao período.

PROPAGANDA PARTIDÁRIA

O juiz eleitoral Dídimo Santana Barros Filho deferiu o pedido para inserção de propaganda partidária em 2015 ao PRB, mas indeferiu os pedidos do PRTB e do PMN. Ao mesmo o juiz Délcio Luís Santos deferiu os pedidos do PSDB e do PV.

PROSAMIM 3 SOB LUPA 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Josué Filho, criou comissão com o fim específico de auditar empréstimo concedido pelo Banco interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Prosamim 3. São seis membros e um coordenador, servidores do TCE, que fazem jus a gratificação extra pelo serviço.

CONVÊNIOS DAS SEPROR

O ex-titular da secretaria de Produção do Estado, Eron Bezerra, vai ter suas prestações de contas referentes aos convênios nºs 23/2009 e 24/2009 julgadas pela Primeira Câmara do TCE no próximo dia 26 de janeiro. O TCE encontrou muitos furos e Eron pode ficar em situação difícil. 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.