Compartilhe este texto

"Maldita Coari"


Por Raimundo de Holanda

26/03/2015 0h16 — em
Bastidores da Política



Coari virou uma cidade maldita desde que o dinheiro começou a brotar dos poços de gás no final da década de 90. De 2003 até hoje o município arrecadou em royalties com a exploração de petróleo e gás cerca de R$ 800 milhões. Dinheiro que ficou nas mãos de políticos e contaminou  muita gente envolvida em uma luta de poder que parece ainda longe de acabar.

Noutro contexto, Coari tem muito a ver com Geni. Mas ao contrário da música de Chico Buarque, aqui ela não é o travesti de uma cidade miserável que prefere se deitar com os bichos. Ela é a cidade transformada em prostituta, que dá para homem  nobre, “cheirando a brilho e a cobre”, desde que o status quo estabelecido não seja ameaçado.  Que Chico perdoe o trocadilho, mas:  Vai com ele, vai, Coari!/Vai com ele, vai, Coari!/Você dá pra qualquer um/ Maldita  Coari!. (RH)

O FIM DAS COLIGAÇÕES

Não foi nada bom para as expectativas do PSD comandando pelo ministro Gilberto Kassab e o senador Omar Aziz, a aprovação pelo Senado do fim das coligações proporcionais e a sanção pela presidente Dilma Rousseff da lei que impede a fusão de partidos com menos de cinco anos. Trata-se de um reação direta do PMDB, partido que mais perderia força no Congresso com a criação e posterior fusão do PL ao PSD. Detendo o comando da Câmara Federal e do Senado, o PMDB deu um golpe mortal no inimigo. Uma lei impede que Kassab se fortaleça no Congresso, e a outra impede que o PSD continue em ascensão por meio das coligações estaduais.

COMBATE AO NARCOTRÁFICO

Para fortalecer ainda mais o combate ao tráfico de drogas no Amazonas, já identificado como o principal responsável pela violência e a criminalidade, o governador José Melo está investindo pesado na estrutura de combate. Na fronteira vão atuar patrulhas com armamento pesado nos rios Japurá e Alto Solimões. Um total de 12 bases serão implantadas em Nhamundá, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, rios Juruá, Purus e Madeira, fechando o circuito fluvial. Entre 60 a 80 viaturas novas vão reforçar o patrulhamento na cidade de Manaus.

O TROCO

 Depois de ter chamado a deputada Alessandra Campêlo de Alessandra Sampaio, e ter recebido o troco com Alessandra chamando-o de Belarmino Melo Lins, o bem humorado Belão voltou à carga ontem. No encerramento da sessão plenária que terminou mais cedo, por causa da posse de Sidney Leite na Sepror, passou o comando do plenário para o ex-deputado Eron Bezerra. “Já houve um tempo em que o deputado Eron foi presidente, secretário geral e tesoureiro do PCdoB, portanto vai poder presidir esta sessão sozinho”.

VEIA PETISTA

O ex-ministro José Dirceu ressurge da lama do “mensalão” com a sua veia petista mais afiada do que nunca. Deve ter aproveitado o tempo de reclusão na Papuda pra fazer uma releitura completa de Antonio Gramscy e seu pragmatismo ideológico de esquerda. Se a Petrobras é a oportunidade pragmática do momento, por que não usá-la a favor da causa da dominação petista? Assim Dirceu exalta a Petro em seu blog como “uma empresa impressionante”, capaz de atravessar o escândalo mais escabroso do país produzindo... petróleo! Risível.

DIREITO DE RESPOSTA

Caro Holanda, 

Em sua nota na cola Bastidores da Política, sob o título "Suframa atrapalha municípios", do dia 21/03/2015, você faz referencia ao meu desconhecimento do grande número de irregularidades de prefeitos e , por isso, não concorda em que sejam repassados aos municípios valores contingenciados pela Suframa. Gostaria de aproveitar a oportunidade para esclarecer a você e seus leitores que sei que existem maus administradores e que eles devem pagar por seus desvios de conduta. Porém, com este raciocínio curto vamos penalizar dezenas de prefeitos que buscam exercer plenamente seu mandato eletivo e que continuam sem os recursos necessários.

CONTAS DE CAMPANHA

O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador João Mauro Bessa, prorrogou para o dia 29 de maio  o prazo para conclusão dos serviços de análise das prestações de contas das eleições de 2014. Mas o julgamento das prestações de contas da campanha de não eleitos deve ocorrer até o dia 31 de julho.

SENHORES PASSAGEIROS 

A TCETur já reservou assentos para os próximos voos do A350-800, da JosAir. Deve embarcar, com destino ao Rio de Janeiro, Walter Rodrigues Salles; para Brasília vai Alípio Reis Firmo Filho e para Belo Horizonte, na segunda semana de maio, embarca Elizângela Lima Costa Marinho.

CONTRATOS DO FIES

O deputado Alfredo Nascimento (PR) afirma que o ministro da Educação, Luiz Cláudio Costa, assegurou na quarta-feira, 25, na Câmara Federal, que todos os 1,9 milhão de contratos do Fies serão renovados. Resta saber como ficam os contratos que tiveram reajuste superior ao estipulado pelo MEC.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.