Compartilhe este texto

IBOPE falha ao não explicar insatisfação de eleitores amazonenses


Por Raimundo de Holanda

27/08/2018 21h30 — em
Bastidores da Política



O Amazonas é hoje um dos estados mais miscigenados do país, graças ao atrativo da ZFM entre as décadas de 90/2010. A migração superlotou os espaços urbanos e os anseios e exigências sociais se tornaram mais complexos. Assim como as normas de comportamento.

A constatação do Ibope de que aqui estão os eleitores mais insatisfeitos com a vida que levam não advém somente do desencanto político; eles trazem insatisfações remanescentes, que o instituto não teve a capacidade de identificar. A pesquisa é falha em muitos pontos e não apontar as diversas insatisfações. 

O Amazonas é um dos três estados que mais atraem migrantes. Desde o terremoto no Haiti, em 2008, Manaus tornou-se rota de imigrantes fugidos da fome e de catástrofes naturais.  

As maiores causas que empurram os migrantes para outras terras têm fundamento justamente na insatisfação em seus torrões natais. E hoje eles são eleitores amazonenses.

DEODATO DEIXA A SUSAM

O médico Francisco Deodato deixou a Susam para acompanhar o governador Amazonino Mendes no projeto de reeleição. Deodato é homem de confiança do governador, seu médico pessoal e muito querido na área de saúde. Durante os meses em que comandou a pasta, colocou ordem na casa, atualizou pagamentos e modernizou hospitais. No seu lugar assume Orestes Filho. 

O ABRAÇO DO PT

Desesperado depois de ter se atirado numa cama de espinhos, o PT decidiu ontem dar o ‘abraço e tamanduá’ no PCdoB da senadora Vanessa Grazziotin. Melhor morrer juntos, do que se arriscar a morrer sozinho perdendo tudo o que conquistou nos últimos anos.  

ESPERTEZA DE JUCÁ

Expertise em dissimular intenções, o senador Romero Jucá deixou ontem a liderança de Temer no Senado, por causa da crise dos venezuelanos em Roraima. Candidato à reeleição, Jucá apoia a reação popular contra a imigração, para colher os votos para sobreviver ao fim de governo.

AERÓDROMOS MILITARES

Os aeródromos de Estirão do Equador, localizado em Atalaia do Norte, e o Iauaretê, localizado em São Gabriel da Cachoeira passaram receber a classificação de aeródromos militares, conforme determinação do Estado-Maior da Aeronáutica.

@@@

A intenção da classificação é que se estabeleçam análises de projetos para reformas que devem ser de responsabilidade da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), segundo portaria publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (27). 

NÚCLEO INTELIGÊNCIA 

O procurador-geral de Justiça do Amazonas Fábio Monteiro resolveu criar na estrutura do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e Combate ao Crime Organizado (Caocrimo), o Núcleo de Inteligência Criminal – DIC e os Núcleos da Atividade de Investigação Criminal.

@@@

O objetivo do Núcleo de Inteligência Criminal – NIC é a organização estratégica do conhecimento e o tratamento adequado das informações e dados reservados e sensíveis ao exercício das funções constitucionais e legais do Ministério Público, no âmbito criminal. 

SEMINÁRIO GESTÃO AMBIENTAL

O Tribunal de Contas do Amazonas  promove, nos dias 13 e 14 de novembro de 2018, o Seminário de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas da Amazônia.

@@@

O objetivo do encontro é proporcionar o intercâmbio e a troca de experiências entre as Cortes de Contas da Amazônia Brasileira e os órgãos de controle ambiental, além de apresentar resultados de auditorias. O Seminário é uma prévia do II Simpósio Internacional que acontecerá em dezembro de 2019.

Siga-nos no

ASSUNTOS: IBOPE-AMAZONAS-Eleições 2018

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.