Compartilhe este texto

Hora de decisão: Candidatos agora encaram o eleitor


Por Raimundo de Holanda

24/06/2017 19h36 — em
Bastidores da Política



Os nove  candidatos que vão disputar a eleição tampão de governador ainda estão ‘arrumando’ a  casa  para colocar o  bloco  na rua já na próxima semana. A campanha está na fase de apresentação em programas de mídia eletrônica e reuniões.

Amazonino é uma referência política em torno da qual giram as novidades e citações a um legado de realizações ainda longe de ser alcançado por outros governantes.

Eduardo Braga tem a seu favor o fato e ser uma liderança forte,  mas   se expõe  ao isolamento quando não controla as críticas ácidas a adversários que já foram seus aliados no passado.

Rebecca Garcia se articula nos meios políticos e na mídia para conseguir novos apoios, além da ‘bancada’ estadual liderada por seu vice Abdala Fraxe e o governador David Almeida.

José Ricardo agora mais ‘unido’ com Sinésio Campos tenta  reerguer a vitalidade do PT, trabalhando pela vinda do líder maior Lula, que já foi campeão de votos no Amazonas, mas está seriamente envolvido  em denúncias de corrupção e não é a melhor referência para o eleitorado neste momento. 

Os chamados ‘pequenos’ – Luiz Castro, Wilker Barreto, Marcelo Serafim e Liliane Araújo -, batem chão e esperam pelos poucos minutos ou segundos do horário eleitoral para mostrar a cara. São fortes candidatos ao parlamento em 2018.

PREFEITOS SERÃO DECISIVOS

Sem candidatos a deputados federais e estaduais disputando esta eleição solteira, a mobilização das bases eleitorais ficará mais ‘por conta’ dos prefeitos aliados de cada lado. A dificuldade maior é catar votos sem ‘meter a mão no bolso’ ou ter quem patrocine.

OPÇÕES DE VOTO

Se o problema é ‘renovação’, o eleitor amazonense não poderá reclamar nesta eleição. Com a entrada na disputa do cabeleireiro Jardel, são três estreantes para quem não quer votar ‘nos mesmos de sempre”. Wilker Barreto e Liliane Araújo completam o trio.

ZÉ NÃO RESISTIU

O candidato do PT José Ricardo não resistiu à mais forte tentação política: fazer proselitismo no dia do seu aniversário. Para sorte dele, nesta eleição temporã caiu no início da campanha e a kombi do “velho Praça” serviu ao que ele mais critica nos outros.

FRONTEIRA  SEM FISCALIZAÇÃO 

Em palestras sobre prevenção e combate aos entorpecentes, o deputado Cabo Maciel denunciou a falta de policiais federais da PF e da PRF nas fronteiras e rodovias federais no Amazonas. “Isso facilita a ação dos traficantes que passam com toneladas de drogas

Siga-nos no

ASSUNTOS: Eleições 2017

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.