Compartilhe este texto

A hora da virada


Por Raimundo de Holanda

26/11/2014 0h32 — em
Bastidores da Política



Vai completar dois anos do abandono de Manaus  pela bancada de senadores do Amazonas. O prefeito Artur Neto, que já foi líder da oposição e se destacou na defesa dos interesses do Estado, não teve dos adversários sequer um tratamento institucional. Por este motivo tratou o encontro de ontem com o senador eleito Omar Aziz como a hora da “virada”. Omar é um aliado com a força de um partido  (PSD), que aparece no cenário nacional com a possibilidade de indicar o comando de dois  ministérios, entre os  os quais o das Cidades.  É mesmo a hora da virada, do tão esperado compromisso da classe politica com a cidade de Manaus. 

DIZIA, MAS NÃO FAZIA

Era o dia 26 de novembro de 2010. Amazonino Mendes, então prefeito de Manaus, experimentava pela primeira vez uma sonora vaia em evento com a presença de Lula em Manaus.  Ainda atordoado pelo que chamou  de “decepção com os amazonenses", o  Negão fez a seguinte promessa:  ‘Vou mandar  fazer uma pesquisa. Se eu, Amazonino, não tiver a aprovação do povo, Manaus terá outro prefeito , porque eu vou sair".Não saiu, nem a tal a pesquisa.  Amazonino só deixou a prefeitura no final de 2012, quando passou o cargo para o atual prefeito de Manaus, Artur Neto.

 CEIÇA DESCEU DO PALANQUE

A deputada Conceição Sampaio deixou de lado o rescaldo da campanha eleitoral, para elogiar as ações do governo estadual em defesa das mulheres. Em comemoração ao Dia Internacional de Luta contra a violência à Mulher, instituído pela ONU e comemorado ontem, ela destacou entre os avanços a Patrulha Maria da Penha, criada este ano pelo governador José Melo, com o nome Ronda Maria da Penha. A Ronda, que é indicação da própria deputada, atua na prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher.

DEIXARAM DE PRESTAR CONTAS

A juíza Patrícia Macedo de Campos, da 6ª Zona Eleitoral de Manacapuru, declarou como não prestadas as contas dos diretórios municipais do PSL, PSDB e PDT referentes ao exercício de 2013 e suspendeu as cotas do Fundo Partidário das três agremiações políticas.

@@@

Outra agremiação com as contas não prestadas em Manacapuru é o PRB. No entanto, sobre esta sigla paira uma dúvida, já que o texto, no cabeçalho se refere a “Sentença – Partido da República – PR” e todo o texto se refere ao

PRB.

ENERGIA MILIONÁRIA

A estimativa do Tribunal de Contas do Estado é gastar R$ 1,44 milhão com a conta de eletricidade nos próximos 12 meses. Com isso, a Eletrobrás Amazonas Energia deve faturar R$ 120 mil todo mês nesse período.

XABU NA AGEESMA

O presidente da Associação do Grupo Especial das Escolas de Samba de Manaus (Ageesma), Elimar Cunha e Silva, está sendo notificado pelo TCE/AM para apresentar justificativas referentes à prestação de contas do convênio nº 08/2010, em decorrência de questionamentos levantados pelo conselheiro Raimundo Michiles.

ANISTIA PARA DILMA

Para o senador Aécio Neves (PSDB) as medidas tomadas pelo Palácio do Planalto e pela bancada da situação para votar com urgência a proposta que altera a Lei Orçamentária só tem um objetivo: anistiar a presidente da República do crime de reponsabilidade por  não cumprir a lei.

REPRESENTADO NO SENADO FEDERAL

Diz o prefeito Artur neto (PSDB) que agora se sente representado no Senado Federal e que Manaus conta com quem o defenda naquela casa. A declaração ocorreu nesta terça-feira, quando o prefeito se reuniu com o senador eleito Omar Aziz (PSD) e este se comprometeu lutar pela liberação de recursos junto ao governo federal.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.