Compartilhe este texto

Governo deve tomar a iniciativa de anular o concurso da Seduc


Por Raimundo de Holanda

11/07/2018 18h59 — em
Bastidores da Política



É inevitável  a suspensão de todo o concurso realizado pela Seduc no final de semana. Há vícios insanáveis, indícios de violação de lacres, desleixo no transporte dos malotes, entre outras irregularidades. Só não vê isso o secretário de Educação, que fala em compromisso com a “lisura” e “transparência”. Mas tudo o que se evidencia é desleixo, uma grande confusão e inércia absoluta do gestor que parece viver em outro mundo ao não perceber a gravidade do problema. 

E passou da hora do próprio governo tomar a iniciativa de determinar que novas provas sejam realizadas, antes que a justiça tome essa decisão, com todo o desgaste de natureza política e administrativa que isso pode acarretar. 

LDO RETIRADA DE PAUTA

A LDO 2019, que seria votada ontem foi retirada de pauta a pedido do TJ e TCE, que negociavam com o governo aumento no repasse constitucional, para fazer frente a reajuste de servidores. Uma emenda aditiva seria enviada, mas a Casa Civil tumultuou o processo enviando um substitutivo.

@@@

A votação ficou para esta quinta, com a ‘melhor’ boa vontade do presidente David Almeida, que já tinha jurado não esticar mais a corda contra projetos do governo.

ESTILO VASELINA

Quem encarnou o velho estilo ‘vaselina’ foi Ricardo Nicolau. Na votação de emenda de José Ricardo a projeto tributário do governo, discursou contra, mas na hora se absteve. Deu empate e permitiu a David Almeida votar duas vezes, derrotando a base do governo.

AMAZONINO/ARTHUR 

O governo fez uma ‘ponte’ que começou reaproximar  o governador Amazonino Mendes e o prefeito Arthur Neto. Na eleição suplementar, Arthur apoiou Amazonino numa aliança “só para a eleição” e a promessa de ajuda em obras na capital.

UM FESTIVAL

Finalmente a instância superior da justiça cível decidiu pôr um fim no ‘carnaval’ de habeas corpus petista, negando de uma só vez 143 pedidos com o mesmo teor: a soltura de Lula. A presidente do TSE, Laurita Vaz disse que o judiciário não é ‘balcão de atos partidários’.

NOVA FUNÇÃO

O governador Amazonino Mendes decidiu nomear Marilena Mônica Mendes Perez para o cargo de secretária de Estado da Assistência Social (Seas).

@@@

Ela estava no cargo de secretária de Estado Extraordinário. Os decretos que realizam a alteração foi publicado no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (9), e divulgado nesta  quarta-feira (11). 

IPAAM REGRAS ELEITORAIS

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) foi o primeiro órgão público estadual a emitir portaria estabelecendo como deve ser a conduta de seus servidores durante a campanha eleitoral.

@@@

O documento é assinado pelo diretor-presidente do Ipaam Marcelo José Dutra, em publicação no Diário Oficial do Estado. O Ipaam é um dos órgãos de fiscalização na eleição, no combate a poluição ambiental. 

CONVENÇÃO REDE

A Rede Sustentabilidade divulgou edital de convocação estadual para definição dos candidatos na eleição geral e a possibilidade de coligação. A reunião está marcada para o próximo dia 28.

@@@

Está prevista a deliberação sobre a coligação partidária para eleição majoritária e proporcional (se houver coligação); homologação de candidatos ao governo, senador, deputados federais e deputados estaduais. 

FRAUDES SANTA IZABEL

O Ministério Público do Amazonas investiga possível ato de improbidade administrativa, com fraudes em licitação e desvios de dinheiro público no município de Santa Izabel do Rio Negro, referente a compra de medicamentos e materiais hospitalares.

@@@

O prefeito do município Arailton Mendes do Nascimento é acusado de emitir notas frias para confirmar o recebimento dos medicamentos da empresa R M Naveca, o que constitui em enriquecimento ilícito. 

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: concurso seduc, Instituto Acesso

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.