Compartilhe este texto

Fuga espetacular de presos em Manaus daria um filme


Por Raimundo de Holanda

02/05/2016 23h20 — em
Bastidores da Política



Quase 40 presos fugiram de uma  penitenciária com fama de segura em Manaus.  Eles cavaram um túnel de 11 metros e colocaram toda a terra dentro da cela. Ninguém viu. A história daria um filme...

MAIS UM TIJOLO  NO MURO DE BRAGA

O Amazonas poderá ter os três senadores votando o processo de impedimento da presidente Dilma na próxima semana. É que o senador Eduardo Braga, de licença médica, estuda solicitar um prazo maior ( que os 30 dias) para  tratar da saúde, o que permitiria a posse de seu suplente, Sandra Braga, que também se licenciaria para a investidura no cargo do  megaempresário e segundo suplente de Braga,  Lírio Parisoto.  

@@@

O dono da Videolar é mais um tijolo no muro no qual Braga se equilibra para evitar se comprometer com os dois lados do jogo politico em torno do impeachment da presidente Dilma.

@@@

Por falar em Braga, o mundo está girando mais rápido do que o senador previu. Vem um tsunami  por aí...

JUCÁ DEVE MANDAR NA SUFRAMA

Se prevalecer o desenho ministerial traçado até aqui pelo vice-presidente Michel Temer, o roraimense Romero Jucá vai ser o homem forte das agências de desenvolvimento como Suframa e Sudam. A fusão do Planejamento, Indústria e Comércio num único ministério a ser comandado por Jucá irá colocar nas mãos dele as decisões sobre os rumos do PIM e dos projetos industriais e comerciais na região amazônica. Ao contrário do que se propalou, o paulista José Serra deve ganhar o Itamaraty ao qual será juntado o Comércio Exterior, que tem a ver com a balança comercial.

BRINCADEIRA, MAIS UMA GREVE ?

O Sindicato dos Rodoviários não quer saber de crise e insiste em pedir reajuste salarial de 20% no dissídio coletivo da categoria que está sendo discutido com o Sinetram. Uma reunião realizada ontem mediada pelo MPT Amazonas terminou sem acordo. O Sinetram sustenta que não há como conceder esse índice com a tarifa congelada e os custos aumentando. Uma nova reunião ficou marcada para o dia 5, no TRT da 11ª Região, para mais uma tentativa de fechar um acordo. Por conta da crise, o prefeito Arthur Neto não liberou o aumento da tarifa e recorreu à justiça para garantir o preço atual.

RENÚNCIA OU IMPEACHMENT

A votação do impeachment está cada vez mais próxima, faltam apenas nove dias para o plenário do Senado decidir se afasta a presidente ou não. Mas para a grande mídia já está ‘tudo certo’, tanto que as notícias sobre o futuro governo Temer ganham mais espaço do que as informações sobre o governo Dilma, numa proporção de dois para um. Uma solução para a crise econômica é o tema preferido do setor econômico, que torce para a queda imediata da taxa Selic a fim de equilibrar a política monetária com a fiscal.

A MÃO NO BOLSO DO CONTRIBUINTE

Enquanto abriu uma mão para dar aumento no Bolsa Família e Imposto de Renda, a presidente Dilma Rousseff meteu a outra mão no bolso do contribuinte aumentando a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 0,38% para 1,1%, com o objetivo de arrecadar quase R$ 2,4 bilhões por ano. O IOF não atinge somente empresários, como o governo prega, mas todo brasileiro que tem conta bancária. 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Eduardo Braga, impeachment michel temer, Lírio Parisoto

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.