Compartilhe este texto

FDN desmantelada


Por Raimundo de Holanda

24/11/2015 0h17 — em
Bastidores da Política



A ação  das forças de segurança no início da manhã de ontem evitou que os detentos do Compaj concretizassem uma rebelião ensaiada durante o fim de semana. Eles queriam a volta de líderes da FDN no Amazonas, transferidos para presídios federais em outros estados. Com todos os movimentos monitorados, a ação dos bandidos foi rapidamente sufocada. A orientação do governador José Melo foi a de não negociar e reprimir o motim, o que ocorreu. Diante da forte presença da policia, os detentos retornaram as celas de forma pacífica.  O que mostra que a ação realizada semana passada pela Polícia Federal, prendendo os principais lideres da Família do Norte, desmantelou o grupo criminoso que não conseguiu reagir - como chegou a ser anunciado.
 
PRIMEIRO, O INTERESSE PÚBLICO
 
O prefeito Arthur Neto e a superintendente Rebecca Garcia iniciaram ontem “um novo momento” para a cidade de Manaus, buscando o entrosamento entre as duas instituições que são responsáveis pelo desenvolvimento da área urbana de Manaus. A prefeitura, como administradora do município e a Suframa como administradora da Zona Franca, inserida dentro de Manaus. Quando foi prefeito a primeira vez (1989/92), Arthur adotou uma postura participativa nas reuniões do CAS, exercendo a sua condição de representante da cidade no conselho. Agora, foi a Rebecca buscar o entendimento para “destravar os nós” e resolver desafios comuns.    
 
LIMINAR NEGADA

O vereador Bibiano Garcia (PT) se deu mal ao pedir a suspensão da execução do contrato entre o município de Manaus e a empresa F M Rodrigues e Cia Ltda, no valor global de R$ 68,17 milhões. O conselheiro do TCE/AM, Mário de Mello, negou a liminar pedida para apurar supostas irregularidades no contrato para prestar serviço de iluminação pública.

MOBILIDADE PAULISTA

Designado pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto (PHS), o vereador e membro da Comissão  de  Mobilidade  Urbana  da  Cidade  de Manaus, Arlindo Júnior, vai visitar  comissão similar da cidade de São Paulo. Considerando os engarrafamentos quilométricos da capital paulista, já se pode prever o que está reservado para Manaus no futuro.

 DOIS PESOS

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, mesmo tendo autorizado a prisão em regime fechado do ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP-PE), condenado no mensalão e na Lava Jato, quer ouvir o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, antes de autorizar regime fechado para o ex-ministro. Penas diferentes para os mesmos crimes…
 
SOBRE JORNALISMO
 

O Curso de Jornalismo da Ufam será homenageado hoje na Assembleia Legislativa pelos 45 anos de existência. O curso, que é considerado pioneiro no ensino da área da comunicação social na Amazônia, chega à idade adulta num momento difícil em que o ensino público superior foi praticamente desmantelado pelo governo federal. Embora o release do autor da proposta, deputado José Ricardo informe que hoje o Curso de Jornalismo tem sido marcado pela consolidação das atividades de pesquisa, ensino e extensão, a verdade é que muitos alunos abandonam o curso e vão para outras faculdades por falta de boas condições de aprendizado.
 
ESCAPOU, MAS NÃO APRENDEU
 
O prefeito de Boca do Acre e presidente da Associação Amazonense de Municípios, Iran de Souza Lima conseguiu ‘escapar’ da prisão em 2014, depois de ser acusado do crime de peculato, por pagar a empregada doméstica com recursos do Fundeb. E num entrevero verbal com o promotor local Armando Gurgel, Iran chegou a mandar um recado para o mesmo: “Quem nada nessa cidade sou eu”. Ontem ele foi denunciado formalmente pelo MPF por usar a servidora pública municipal Zeli Ribeiro Freire remunerada com recursos do Fundeb para realizar serviços domésticos em sua residência. A constatação do crime foi da Polícia Federal, durante busca e apreensão na casa do prefeito. 
Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.