Siga o Portal do Holanda

Fake news e caricatura que denigre imagem de político tem efeito semelhante. Não disseram isso aos ministros do STF

Publicado

em

A comunicação é uma dama de mil faces. Entre a denotação e conotação de uma publicação existe um espaço para múltiplas formas de abordagem. Assim, pode ficar difícil estabelecer a linha que separa o bom ou o mau humor de uma fake news, em termos de prejuízo eleitoral.

O que mais prejudica: ‘espalhar’ uma mentira nas redes sociais contra o adversário, ou fazer e divulgar uma caricatura denegrindo a sua imagem? E o que dizer de um gif ou clip?

É esse cenário ambíguo que teremos com a decisão do STF que, para atender interesses da grande mídia nacional, criminaliza a fake new e libera o humor na campanha eleitoral.

Em que limites isso poderá ser feito? Essa a grande pergunta, que dificilmente terá uma resposta satisfatória para ambos os lados, ou um julgamento justo para o ofendido.

Ainda mais com a chegada das deepfakes, ou vídeos que simulam cenas aplicando inteligência artificial sobre imagens, criando filmagens falsas com cenas verdadeiras.

A VISÃO DA MINISTRA

Muito confusa a declaração da ministra Carmem Lúcia  ao admitir que o humor é benfazejo em uma democracia: "Todos os tiranos temem o imaginário". Mas o imaginário é imaginário;, ministra. Portanto, uma mentira...

Muito interessante como humor, desde que não interfira  na democracia que a ministra defende. Aliás, era para ter avaliado isso bem antes, logo após a decisão do Supremo semana passada. Mas esperei a repercussão. Todos aplaudiram. Esse é o País da confusão institucionalizada...

 ARRANCANDO AS UNHAS

Aliados do tipo ‘unha e carne’ desde a ascensão de Lula à presidência, o PT do camarada João Pedro e o PCdoB da senadora Vanessa decidiram dilacerar a carne arrancando a unha. Motivo, a candidatura de Vanessa ao Senado é incompatível com a de Praciano ao mesmo posto.

 ARTHUR SEM AMARRAS

Sem interesse pessoal direto nas eleições, o prefeito Arthur Neto vem trabalhando a imagem de um político ‘livre de amarras’ eleitorais. Ontem, na entrega de unidades de saúde fluviais recebeu comunistas como Eron Bezerra para homenagear o líder comunista Antonio Levino.

 TUCANO ANIVERVESARIA

Só para não passar em branco, a cúpula nacional do PSDB realizará nesta terça em Brasília um encontro ‘fechado’ para comemorar os 30 anos de fundação do partido. Envolvido nas denúncias da Lava Jato e Alckmin patinando em sua candidatura, o ninho tucano é sombrio.

 DAVID CONSPIRA

O presidente da Assembleia David Almeida espera conseguir os 13 votos necessários para derrubar o veto do governador Amazonino Mendes ao projeto de reajuste dos policiais e bombeiros militares, na votação marcada para quarta, antes do jogo do Brasil com a Sérvia.

SALVADOR DA PÁTRIA

Para o economista Marcelo Neri, diretor do FGV Social, a alta polarização política e os números da crescente desigualdade social no país influenciam na busca dos eleitores brasileiros por um presidente “salvador da pátria”. Um perigo à democracia e às mudanças imperativas, afirma o economista.

PR COM MINISTRO

O deputado estadual Cabo Maciel e mais 15 vereadores de Itacoatiara se encontrarão no próximo dia 5 de julho em Manaus com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira. O evento acontecerá na sede do DNIT e debaterá a ampliação e reforma do Aeroporto “Mariano Arico Barros” para servir de apoio a aeronaves de pequeno e médio porte quando o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes tiver problemas de operação.

DJ ALOK EM PARINTINS

O Dj Alok será uma das atrações da Festa dos Visitantes em Parintins do 53º Festival Folclórico no próximo dia 28. O cachê do artista foi divulgado no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas de segunda-feira (25), de R$ 350 mil. O contrato foi firmado por meio da empresa Alok Audiomix Produções Artísticas Ltda. 

IRREGULARIDADES

O contrato da Prefeitura de Parintins com a empresa Nave Balada Produções Artísticas Ltda., está sendo investigado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM). Um procedimento preparatório foi aberto pela promotora de Justiça, Lilian Pinheiro de Almeida. O contrato foi firmado para a realização de show da dupla Zé Neto e Cristiano, para o evento “Festa dos Visitantes 2018”, no valor de R$ 350 mil. O extrato de portaria com a medida foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPAM de segunda-feira (25). 

CAMINHÃO PARA OBRA PARTICULAR

O Ministério Público abriu investigação para apurar suposto uso de um caminhão caçamba pertencente à Prefeitura de Lábrea para obra, em tese, particular para o transporte de brita em construção  de residência. A apuração foi determinada pelo promotor de Justiça substituto Rodrigo Nicoletti, em decisão publicada no Diário Oficial do MPAM de segunda-feira (25). 




+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.