Compartilhe este texto

“Fake news” confunde Judiciário e beneficia maus políticos


Por Raimundo de Holanda

15/07/2018 23h27 — em
Bastidores da Política



Há  uma campanha sórdida contra o bom jornalismo  e seus autores são autoridades incomodadas com o lixo que deixaram pelo caminho. Tudo o que incomoda os donos do poder é ‘fake’ , noticia falsa, paga, segundo eles, para denegri-los. Não conseguiram eliminar o lixo que produziram, nem apagar as digitais  deixadas em contratos suspeitos. Agora  tentam apagá-los falseando a verdade. 

O pior de tudo isso é que encontraram guarida num Judiciário ainda despreparado  para separar a verdade da mentira. E a primeira medida que um juiz toma é mandar tirar do ar o que foi escrito com a mais absoluta lisura.

E não é só isso: “injúria e difamação”  são também argumentos utilizados para forçar o judiciário a atuar como  mero censor. Como um juiz vai determinar que é injuria uma informação absolutamente documentada contra, por exemplo, um médico que faltou com a ética? 

 Em tempos de eleição e da propagação da noticia falsa, o bom jornalismo também  sofre com essa falta de preparo  de juízes  e da grande influência do poder politico, do poder dos amigos e do poder econômico.

    TADROS E O PODER

Reeleição sem limites é o sonho dos detentores de mandato eletivo. Um sonho que Roberto Tadros vive há 30 anos no comando da Fecomércio-AM. Por conta disso, ontem ganhou destaque na Folha de S.Paulo, como um dos ‘apegados’ aos milhões do Sistema S que alimentam as federações.

 A POSSE DO PROCURADOR

O governador Amazonino Mendes e o presidente do TJ Yêdo Simões têm presença confirmada na posse hoje do novo procurador de contas do TCE, João Barroso de Souza. Mostra que o MP de Contas ganha cada vez mais relevância nas ações fiscalizadoras do tribunal.

 SILAS COM OMAR

Silas Câmara mostrou a força evangélica na convenção do PRB que oficializou sua candidatura a federal, e o apoio à chapa majoritária da coligação do senador Omar Aziz, já definido pelo partido

BENDITA BENEDITA

Ícone dos petistas ‘devotados’ a Lula, Benedita da Silva veio a Manaus prestigiar o João Pedro no lançamento de sua candidatura a deputado estadual. Disse que Lula é a ‘nossa’ esperança encarcerada. E tem razão. A esperança de milhões de petistas que mamavam no governo.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, FAKE NEWS, judiciários

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.