Compartilhe este texto

Expresso, de sucata a vedete


Por Raimundo de Holanda

01/09/2015 0h04 — em
Bastidores da Política



 Ou o prefeito Arthur Neto está confiante demais em sua reeleição   ou quer pagar pra ver a mão de pôquer que pode   ‘ressuscitar’  o projeto Expresso (iniciado pelo ex-prefeito Alfredo Nascimento (1997/2003). Para Alfredo, o Expresso começou como a grande vedete da sua administração e terminou como seu maior fracasso. O  projeto acabou se transformando em sucata  espalhada  pela cidade e  alvo de bombardeio político durante uma década.  Agora ressurge  como a grande obra de mobilidade urbana de Arthur. Que também pode se transformar no melhor cabo eleitoral da já anunciada candidatura de Alfredo à prefeitura.
 
DIA DE RAIMUNDO
 
Finalmente chegou o grande dia para o conselheiro do TCE-AM, Raimundo Michiles. Ontem o colegiado do Tribunal referendou sua aposentadoria, por unanimidade. Michiles, que chegou aos 70 anos, ainda tentou uma prorrogação . Queria mais 5, mas teve a pretensão rejeitada pelo presidente da corte,  Josué Filho.    
 
A GREVE DA PREGUIÇA
 
Quando a política se instala no meio educacional as coisas ‘descambam’ para a anarquia. A Ufam está passando por um momento desses. Professores e alunos tem apoio da Reitoria para voltar das férias neste mês de setembro e continuar as aulas. Uma minoria, porém, está presa aos interesses da Adua, que mantêm uma greve que só começou por causa de  manipulação’ política que resultou num ‘segundo turno’ para o indicativo de greve. Ontem os grevistas da Adua, entidade dominada pelo PT e PCdoB, publicaram nota desmerecendo a decisão da Reitoria e convocando à manutenção da greve.
 
MENOS UM

Entre os 11 parlamentares que compõem a bancada federal do Amazonas, apenas o deputado Pauderney Avelino (DEM) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) foram incluídos no levantamento anual do Departamento de Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Cabeças do Congresso Nacional 2015.  
 
SEM FUNDO

O juiz da 20ª Zona Eleitoral de Benjamin Constant, Bruno Rafael Orsi, considerou como não prestadas as contas referentes ao exercício de 2013 dos diretórios municipais dos partidos PDT, PT, PV, PSOL, PP, PPS, PR e PTN. Do exercício de 2012, ficaram na mesma situação  PPS, PR, PP, PSOL e PV. Todos tiveram as cotas do Fundo Partidário suspensas por 12 meses.

CBA SEM RUMO

Em audiência pública no auditório da Suframa na segunda-feira, 31, a deputada federal Conceição Sampaio (PP), depois de falar da importância do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) para o Amazonas e para o Brasil, questionou a quem interessa  que o órgão de pesquisa não tenha autonomia e   modelo de gestão próprios. Há pelo menos dez anos, cientistas que ali trabalham também buscam essa informação. Sem sucesso.

ILEGALIDADE FISCAL

Para o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazona (Cieam), Wilson Périco, as novas matrizes econômicas que podem reduzir a dependência do Amazonas ao modelo ZFM só vai se materializar quando e “se o poder público parar de confiscar na ilegalidade fiscal e funcional da ZFM”.  Falou e foi pouco compreendido....
Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.