Compartilhe este texto

Eleitor desencantado com a política


Por Raimundo de Holanda

25/07/2018 20h39 — em
Bastidores da Política



A confusão sobre o que é novo e velho na política  é grande. Novas são as ideias, que parecem estagnadas.  Novos são os propósitos, que agora se perderam. No Amazonas, velho e novo se confundem, pela repetição de velhas fórmulas.  

O “Eu sou jovem” não funciona mais como proposta de transformação da sociedade. Muitos dos que estão aí, pleiteando cargos, seja no Legislativo ou no Executivo,  trazem no DNA  velhos costumes, transmitidos por herança de pais para filhos. 

E há um imenso e perigoso vácuo, que  candidatos apoiados por  seguidores fanáticos ligados às igrejas protestantes tentam preencher. O que explica o desencanto do  eleitorado com a política.  

COSTURANDO ÀS ANTIGAS

 Os três  grupos de poder no Amazonas acirram a disputa em torno das eleições majoritárias deste ano, trabalhando costuras no velho estilo prêt-à-porter, tentando encontrar o modelo certo para atrair os nomes que podem render dividendos eleitorais para as suas coligações.

@@@

Com o prazo para as convenções afunilando, calibrar com precisão o poder de fogo é a receita para entrar na campanha com as melhores possibilidades de polarizar a disputa eleitoral.

@@@

Até o momento, o governo está em vantagem nas intenções de voto, porém perigosamente à mercê do estado de ‘imobilidade’ dos que pretendem se abster ou anular o voto.

@@@

Somente eles podem causar uma ‘reviravolta’ numa eleição que flutua em água morna, com quase metade do eleitorado desencantado com a falta do fogo da renovação.  

 AS OITIVAS DE ALFREDO

Alfredo Nascimento quer uma vaga de senador, que a poucos meses acreditava estar disponível pela ausência de candidatos à altura, entre eles o prefeito Arthur Neto. Agora, com o cargo inflacionado, ele anda fazendo ‘oitivas’ para escolher uma rota segura.

SÓ O BICO SALVA

Segundo o SPC Brasil e CNDL, 64% dos brasileiros recorreram a ‘bicos’ para complementar a renda no primeiro semestre do ano. E o pior é que essas pessoas nem sabem que já estão devendo 17.850 reais, por conta do aumento da dívida pública que chegou aos 3,75 trilhões.

DOMINGO DE CONVENÇÕES

O próximo domingo será agitado por várias convenções partidárias. O PPS fará a sua festa no Clube dos Sargentos e Subtenentes da PM, no Conjunto Beija-Flor, Zona Norte de Manaus. O PDT realizará sua convenção às 9hs no Dulcila Festas, das 9h às 15h, na Ponta Negra. A Rede Sustentabilidade faz a sua festa no sábado (28), a partir das 08h, no Auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa.

QUINTA DE DECISÃO

Esta quinta-feira poderá ser decisiva para o PT decidir seu destino nas atuais eleições. O partido está dividido entre o governador Amazonino Mendes, o senador Omar Aziz e o deputado David Almeida. Este último promete até o cargo de vice para abocanhar o apoio petista e melhorar o seu tempo de TV.

FALTA GRANA

A falta de logística financeira está levando aliados do apresentador de TV Wilson Lima a forçarem a barra do pré-candidato a governador a rever sua situação a tempo, antes das convenções. Ele já descartou David Almeida (PSB) e agora conversa com todo mundo.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Eleições 2018, votos brancos

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.