Compartilhe este texto

Disputa política pelo controle da Suframa está se tornando uma questão incômoda e perigosa


Por Raimundo de Holanda

24/07/2018 22h43 — em
Bastidores da Política



A questão da Suframa está se tornando uma coisa incômoda para o Amazonas. Parece brincadeira, mas os cargos de direção da autarquia são indicados por ‘cotistas’ de partido A ou B, de acordo com o bom ou o melhor relacionamento com o ministro do MDic.

O atual gestor Appio Tolentino ainda está cru na ‘frigideira’ e seus auxiliares mais diretos já exibem as credenciais para ocupar o posto, conforme suas ‘cotas partidárias’.

Ostentar modos e costumes não condizentes com a relevância da Suframa,  leva  o Amazonas a perder força e credibilidade perante aqueles que pelejam pela extinção do modelo Zona Franca de Manaus.

Se o Amazonas quiser merecer o respeito dos  adversários, é preciso que haja um protagonismo sério do Estado na condução de uma questão vital, que é manter o modelo funcionando, o que parece cada dia mais difícil ou impossível. 

UM NINHO PARA ALFREDO

O deputado Alfredo Nascimento (PR)se aproximou do governador Amazonino Mendes nos últimos, mas nesta terça à noite foi parar na casa do prefeito Arthur Neto. Não se se sabe até agora o que foi conversar com Arthur e qual ninho afinal escolheu para disputar o Senado. 

 A POLÍTICA BARÉ

Só faltam dez dias para os partidos e coligações consolidarem as candidaturas, e as águas da política baré continuam turbulentas. Num jogo de perde e ganha, caciques calejados e novos postulantes disputam os espaços e os cargos majoritários “por una cabeza” de diferença.

@@@

A cada dia uma novidade. A de hoje uma escolha: uma cadeira de vice para sentar e olhar o tempo passar, ou um mandato no Senado para expor seus talentos na ‘vitrine política’ do país.

 CHAPA DE OMAR

Desde que lançou sua pré-candidatura a governador há 20 dias, o senador Omar Aziz está trabalhando em uma  chapa majoritária completa para a disputa eleitoral. Essa chapa precisará ter, além dele, um ou uma vice e dois candidatos ou candidatas ao Senado.

SHOW SUSPENSO

Por decisão monocrática do Érico Desterro, o TCE-AM suspendeu o show que a  cantora Joelma, ex-banda Calypso, realizaria no 23º Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte em outubro. O contrato, da ordem de R$ 140 mil, conforme Érico, não foi precedido de licitação.

HORA DE DECISÃO

Após exibições pontuais com o governador Amazonino Mendes (PDT) e o senador Omar Aziz (PSD), na semana passada, o deputado federal Alfredo Nascimento tem até o próximo domingo para anunciar com quem o PR vai caminhar na atual batalha eleitoral.

APOSTA NA PRIVATIZAÇÃO

Segundo o vice-presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Nelson Azevedo, a privatização da Amazonas Energia será positiva para a indústria amazonense, diminuindo o drama referente a alta carga de impostos e a insegurança com os “apagões” de energia, que marcam o processo atual de estatização.

@@@

Nelson é um e empresário às antigas. É estranho que ignore  que essa história de energia barata e sem apagões é um engodo. Começou com a construção de Balbina e é contada até hoje…

Siga-nos no

ASSUNTOS: appio tolentino, Suframa

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.