Compartilhe este texto

Dez bocas querendo o mesmo pudim


Por Raimundo de Holanda

24/06/2015 0h00 — em
Bastidores da Política



 

Uma crise abre mil possibilidades de palanque para os políticos, que sabem tirar proveito dela. Seja para justificar cortes que no final servem para encobrir malfeitos, seja  para construir um projeto de poder baseado no medo.  Tanto que a preocupação maior não é vencer a crise econômica, mas  saber como será montado o tabuleiro eleitoral de  2016. E o que se discute nas conversas dos grupos é quantos palanques serão necessários para garantir o segundo turno. E quem comandará esses palanques. Com voz de comando para entrar na disputa há quatro dirigentes de partidos – Hissa Abrahão, Henrique Oliveira, Manoel Navarro e Serafim Correa. Com esperanças de serem convocados pelo líder do grupo estão Marcos Rotta, Rebecca Garcia, Vanessa Graziottin.

Correndo “por fora”, e jogando lenha na fogueira, o decano Amazonino Mendes espera uma chance para “levar” a eleição para o segundo turno. Acha que ainda tem uma parcela de votos e “bala na agulha” pra disparar contra o alvo na cadeira da viúva. Mais um nanico e teremos dez bocas querendo o mesmo pudim.

QUEM VAI QUERER ESSE PAQUIDERME ?

A síndrome que atinge o CBA, criado para ser o indutor do desenvolvimento tecnológico na Amazônia, principalmente da Zona Franca de Manaus, pode atingir o Terminal Pesqueiro de Manaus. A obra segue o mesmo caminho da indefinição de quem será o proprietário do novo elefante branco do governo federal. O deputado Abdala Fraxe fez o alerta: “não podemos deixar que esse terminal se transforme no CBA dos pescadores”. A questão é saber quem vai querer um paquiderme que só dá despesa?

O NOME PARA A SUSAM

Não seria surpresa se o governador José Melo indicasse o irmão Evandro Melo para a Susam. Evandro é secretário de Governo e braço direito de Melo na gestão do governo. Embora a tradição do  cargo seja a escolha de um médico, não existe nenhum impedimento para o odontólogo Evandro Melo assumir o cargo:  ele já tem experiência na administração da saúde municipal, onde foi secretário por duas vezes.

PTC SEM COTA PARTIDÁRIA

O Tribunal Regional Eleitoral considerou não prestadas as contas de campanha do Diretório Estadual do Partido Trabalhista Cristão (PTC). O relator do processo foi o desembargador João mauro Bessa, que considerou o fato de, mesmo intimado a apresentar as contas, o PTC não o fez. Em consequência vai ter as cotas do Fundo partidário suspensas por seis meses.

CANDIDATO CONDENADO

Candidato a deputado estadual nas eleições de 2010, Valtair Cruz Obando, foi condenado  pela juíza da 2ª Zona Eleitoral, Jaci Atanázio, a 4 anos de reclusão por falsificar documento que tratava de cessão de imóvel para seu comitê eleitoral no município de Manacapuru/AM. A pena foi substituída por duas restritivas de direito e Valtair deve pagar dois salários mínimos a entidade beneficente, além prestar serviços - uma hora por dia de condenação - à mesma entidade pelo período da pena.

COBRANÇA DE DÉBITOS

Trabalhadores podem ter maiores possibilidades de receber indenizações se projeto de lei que foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado virar lei, pois torna mais ágil a cobrança de dívidas trabalhistas ao criar regras para o cumprimento de sentenças e execução de títulos extrajudiciais. A relatora do projeto é a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM).

DESENCONTRO PETISTA

O economista e ex-senador Eduardo Suplicy (PT) perdeu a eleição, mas não a esperança de falar com a presidente Dilma Rouseff. Ele tinha audiência marcada há dois anos com a presidente e o encontro deveria ter sido no dia 22 de junho. Foi cancelada quando ele já estava em Brasília sem reagendamento. Suplicy diz que ficou triste, mas vai continuar tentando falar com a presidente.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.