Compartilhe este texto

Deputado do Amazonas que mandou caçar espécies protegidas por lei ambiental se livra da prisão


Por Raimundo de Holanda

18/07/2014 0h45 — em
Bastidores da Política



 

O deputado Wilson Lisboa (PCdoB)) denunciado pela Procuradoria da Repoública por ter  mandado um funcionário  caçar e transportar espécimes da fauna no municipio de Fonte Boa, em 16 de março de 2005, se livrou da pena restritiva de liberdade porque o crime prescreveu. A desembargadora federal  Mônica Sifuentes mandou arquivar o processo. Caso fosse condenado, Lisboa teria o nome inserido como Ficha Suja e não poderia disputar a eleição deste ano.

BRAGA PERDEU ELEITORES ENTRE 2002 E 2006

Pesquisas mostram um cenário eleitoral de certa forma surpreendente. O senador Eduardo Braga teria mais de 58% dos votos. É um número alto, considerando o desgaste politico de Braga depois de dois governos marcados por escândalos. O  histórico das últimas eleições para governador indica que nenhum candidato venceu em primeiro turno com número de votos superior a 53%.  Em 1998, Amazonino Mendes se elegeu  com 51,13% dos votos. Em 2002, Braga conseguiu 52,37%, mas caiu para 50,63% na eleição seguinte, enquanto Omar Aziz se elegeu com 46,45% dos votos em 2010.

TRE PODE PROIBIR ASSESSORES EM CAMPANHA  

Se o TRE-AM resolver  ampliar a recomendação do vice-procurador-geral Eleitoral do TSE, Eugênio Aragão, sobre as procuradorias regionais eleitorais ficarem "de olho" nos funcionários dos gabinetes dos senadores que fizerem campanha, a coisa vai pegar por aqui. Se vale para os senadores, pode valer também para deputados e vereadores candidatos, que fazem campanha com assessores comissionados a tiracolo. 

A PROCURA DE RECONHECIMENTO

As duas linguagens faladas pelas alianças mais fortes na disputa pelo governo estadual durante e depois da votação da PEC de prorrogação da Zona Franca revelam a diretriz política de cada grupo. De um lado os líderes José Melo e Artur Neto pregam a ideia da união, do esforço de todos para alcançar o mesmo objetivo. Nela não cabem os heróis de momento, nem os salvadores da pátria de todas as eleições.

Do outro lado os líderes são heróis disputando lugar na foto. Esquecem as divergências do oportunismo passado pelo oportunismo do presente. Os “novos companheiros” são os mais afoitos em divulgar as conquistas como obras suas.

JOSUÉ  APOSTA  EM AVANÇOS

O presidente da Assembleia  Legislativa do Amazonas, Josué Neto,  disse que a prorrogação da Zona Franca  de Manaus deve servir para que o Estado  avance concretamente na implantação de modelos alternativos de economia no interior, com o objetivo de criar novas alternativas. Segundo ele, agora existe o tempo necessário e a certeza do amanhã para seguir esse caminho.

MESÁRIOS NOMEADOS

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas publicou em seu Diário de Justiça Eletrônico desta quinta-feira, 17, a relação dos mesários que vão trabalhar na eleição de 2014. O juiz da 58ª Zona Eleitoral, Henrique Veiga Lima, alerta que a recusa sob justificativa podem ocorrer em até cinco dias da publicação da nomeação.

ORENI BRAGA NOTIFICADA

A presidente da Amazonastur, Oreni Braga, está sendo notificada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a recolher multa no valor de R$ 5.806,67. A  multa relativa à prestação de contas do exercício de 2007.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.