Compartilhe este texto

A reforma que Melo vai fazer


Por Raimundo de Holanda

25/02/2015 0h00 — em
Bastidores da Política



Finalmente saiu  a reforma administrativa do governo José Melo. O projeto foi entregue na tarde desta quarta-feira pelo próprio governador ao presidente da Assembleia Legislativa,Josué Neto.  Nele estão embutidos cortes de cargos, redução de secretarias e um audacioso projeto de investimentos em infraestrutura. O governo vai ficar menor, mas mais eficiente, ao menos essa é a intenção do governador. Nas próximas horas Melo deve anunciar, também, novos nomes para compor o seu secretariado.   

SERAFIM DIZ QUE MP DESCUMPRE A LEI

O MPE sofreu ontem nova “agulhada” do deputado Serafim Corrêa. Falando a respeito da crise econômica que se avoluma no país, ele disse que a questão previdenciária no Amazonas pode se agravar, alertando que somente o Executivo e o Legislativo estão respeitando a Constituição. O TJAM e o TCE estão em vias de legalizar a situação com o Amazonprev. Mas o MPE resiste em descumprir a CF/88 e deposita os valores devidos ao Amazonprev em conta da qual é titular. “Se isso fosse numa empresa, o dono estaria preso”.

SAI SENTENÇA CONTRA DONO DA COMAGI E EX-SECRETÁRIOS DE MESTRINHO

Depois de 15 anos saiu a sentença da Justiça Federal contra a empresa Comagi, do empresário  Paulo Girardi, e secretários do Governo Mestrinho, responsáveis por superfaturamento nas obras do complexo Sambódromo. Demorou, mais saiu. E saiu porque a verba  envolvida  na operação era  Federal. Senão, o caso ficaria no âmbito da justiça estadual e estaria arquivado. O destino que será dado, por exemplo, aos milhões de reais destinados as obras de infraestrutura no Alto Solimões, que foram regar as contas de políticos e empresários do Amazonas. Um dos processos anda emperrado no Tribunal de Justiça, e o  outro um conselheiro do TCE sentou em cima...

VANESSA PROCURA ESPAÇO POLÍTICO

Os senadores da base aliada   estão a procura de caminhos que lhes dê o mínimo de espaço político para defender um governo colocado sob a parede. É o caso da senadora Vanessa Grazziotin, do Amazonas, que concordou em fazer parte com seu PCdoB do bloco criado nesta terça-feira, segundo ela, com a condição de que ninguém faça oposição ao Governo. Mas com senadores   como Lídice da Matta (PSB-BA)   José Medeiros (PPS-MT), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e João Capiberipe (PSB-AP), Vanessa pode ficar numa condição constrangedora e ter que se opor a posições de seus colegas.

ENCONTRO SEM PMDB

O esforço de rearticulação da base de sustentação do governo petista no Congresso Nacional teve um dia trabalhoso nesta terça-feira, com reunião entre o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que querem o ajuste fiscal, com líderes de partidos, entre os quais o senador Omar Aziz (PSD/AM). O nó é que o líder do PMDB, Eunício Oliveira, não apareceu e seu partido anda amotinado.

 PREFEITO DE EIRUNEPÉ MULTADO

O prefeito de Eirunepé, Joaquim Neto Cavalcante Monteiro, está com péssimo conceito no Tribunal de Contas do Estado.  que o declarou revel  por não pagar o funcionalismo municipal em dia. Joaquim também foi multado no total de R$ 13.15‘,37 e tem 30 dias para recolher a multa, além da determinação da Corte de Contas para que regularize, de imediato a folha de pagamento do município.

PROLA NO TCE

A ex-secretária-executiva da Seas, Maria das Graças Prola, vai ter representação contra ela apreciada nesta quarta-feira, 25, pela corte de contas, por omissão em informar o TCE sobre parcerias com o Instituto de Desenvolvimento Social Dom Adalberto Marzi nos exercícios de 2006 e 2007.

LEITURA TUCANA

O deputado federal Artur Bisneto (PSDB) avisa que ganhou do autor, o senador Aécio Neves (PSDB) o livro “Quando a Política Vale a Pena”, texto autobiográfico que conta a trajetória do neto de Tancredo Neves e ex-candidato à Presidência da República. O deputado Artur Bisneto afirma que é uma boa leitura.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.