Compartilhe este texto

Deodato entrega os esqueletos de David Almeida


Por Raimundo de Holanda

09/10/2017 21h10 — em
Bastidores da Política



Com um ‘rombo’ de mais de 400 milhões na saúde estadual (cerca de 1/5 do orçamento anual), o secretário Francisco Deodato foi ontem ao TCE pedir ajuda da corte de contas. A intenção é que a Rede de Controle do Amazonas dê uma peneirada na massa.

Deodato sabe que cortes profundos serão necessários em despesas realizadas de forma não republicana, e vai encaminhar o raio X da questão aos especialistas no assunto.

Experiente na administração do setor, Deodato sabe que se deixar passar agora contas o mínimo de ‘suspeição’ a responsabilidade vai lhe cair nas costas mais tarde.  

ARTHUR INCOMODA PSDB

O prefeito Arthur Neto está disposto a ‘despetrificar’ o PSDB quebrando-lhe uma dormência de 23 anos, desde que elegeu FHC (1994) para governar o país. De lá até hoje o partido girou em torno de São Paulo e Minas, esquecendo os demais estados.

@@@

No senado, Arthur combateu os governos de Lula e chegou a ser o senador mais influente e lembrado do país (Folha de S.Paulo), mas os tucanos o ‘ignoraram solenemente’. Arthur, agora, quer virar essa história.

REBECA ALIVIADA

“Acho que saí na hora certa”. Foi assim que Rebecca Garcia (PP) se expressou ao falar da situação que o Congresso Nacional vive atualmente. A expressão de alívio aconteceu durante uma palestra sua na Universidade Nilton Lins. O partido de Rebecca está entre os que mais possuem integrantes citados na Lava-Jato.

PT DAS MULHERES

A amazonense Anne Karolyne foi eleita com 57% dos votos para comandar o PT Mulher, órgão pertencente ao diretório nacional do Partido dos Trabalhadores. Ou seja: alta cúpula. Anne contou com o apoio fundamental do ex-presidente Lula, que um dia, se referindo a esse núcleo do partido de “grelo duro”.

NOVO TEM CRÉDITO

Em entrevista concedida ao Portal do Holanda nesta segunda-feira (9), Bernardo Monteiro de Paula, da Manauscult, disse acreditar em Denilson Novo à frente da Secretaria de Estado da Cultura. Relembrou que a exemplo do que acontece neste momento, muitos chegaram a também questionar o prefeito Artur Neto sobre sua indicação (um desconhecido até então). Bernardo também citou a importância de Robério Braga e pediu um voto de confiança para Denilson.

TRABALHA, PORTTA

O vereador de Manaus “Carlos Portta” (personagem-vereador interpretado pelo ator Renê Zafer) entendeu que depois da sessão plenária, está livre para cuidar da sua própria vida. Tanto é que passou a transmitir em sua página no Facebook um programa onde fica sentado em uma mesa conversando com jovens modelos. Pelo tempo que gasta nisto, mostra que os problemas da cidade não tem prioridade em sua agenda.

CASTA DE OPORTUNISTAS

A reforma política manteve a proibição de doações de empresas a campanhas políticas, mas liberou recursos públicos para custear essas campanhas. Ou seja: invés de beneficiar o povo, a lei obriga-o a pagar campanhas milionárias para uma ‘casta’ de oportunistas.

@@@

Mas a lei aprofunda mais ainda a elitização da política, quando cria a cláusula de “desempenho eleitoral” para beneficiar somente os grandes partidos.

TESTE PARA AMAZONINO

Será hoje a ‘estreia oficial’ da base aliada do governador Amazonino Mendes, que deve atuar sob a liderança do ex-pedetista Dermilson Chagas, agora no PEN. A expectativa é quanto ao número de parlamentares que vão mostrar a cara como aliados do novo governante.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonino Mendes, david almeida

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.