Compartilhe este texto

David Almeida não merece críticas e sim compreensão


Por Raimundo de Holanda

03/10/2017 21h37 — em
Bastidores da Política



Não é um golpe a insistência do deputado David Almeida em ficar na cadeira de governador. O caso deve ser visto apenas como ato falho do parlamentar e de alguns de seus colegas, inebriados pelo poder que lhes foi excepcionalmente conferido, mas com data para terminar. 

Antes de acusarem David de desrespeitar a Lei, cabe criar urgentemente uma  junta médica para avaliar seu estado de saúde, sua condição emocional, claramente abalada pelo poder e as facilidades que ele oferece. 

Um dos sinais de que o interino confunde as coisas é quando diz que tem um mandato a cumprir. Não tem. Não de governador. É interino até a eleição (que já ocorreu) e posse do governador eleito, contra o qual ele se rebela. 

David não merece criticas. Merece  compreensão, carinho, até pela sua condição de fragilidade neste momento.

Se avançou nas ultimas horas a fronteira da legalidade, se opondo ao mandamento judicial para que a Assembleia dê posse a Amazonino Mendes, é porque o poder é de fato pesado e, no caso de David, afetou a razão. 

ARI FAZ DEVER DE CASA

O presidente do TCE, Ari Moutinho Júnior explicou o ‘apagão’ no sistema de informática do tribunal, ocorrido há 38 dias. Em entrevista coletiva, disse que o laudo técnico identificou a execução indevida de um script (sequência de comados) como causa.

@@@

O incidente afetou o servidor de dados PostgreSQL, atingindo 16,5 mil processos,  dos quais 62% já foram recuperados e os outros 38% estão em fase de recuperação.

LUZ MAIS CARA

Os amazonenses vão pagar a luz mais cara do país, com a bandeira vermelha que adiciona R$ 3,5 por cada 100 Kwt/hora consumidos. O pior é temos o Amazonas produz a energia mais barata com o uso do gás natural de Ucuru. Mas pagará a ‘bandeira’ como castigo. 

EM PÉ DE GUERRA

O movimento de protesto dos servidores da Assembleia Legislativa resultou nesta terça-feira  em um forte protesto. Eles exigiram pagamento da data-base e revisão do Plano de Cargos e Salários, empacado desde 2009. “Sabemos que a ALEAM está com os cofres cheios e a nossa paciência já passou do limite”, disseram, portando faixas e gritando slogans como ‘Reposição Salarial Já’.

DESMONTE E DEMISSÕES

O  deputado Sinésio Campos (PT) denunciou o desmonte do setor elétrico do País pelo governo Michel Temer (PMDB) com péssima repercussão no Estado onde os trabalhadores da Amazonas Energia sofrem com as demissões, sem contar as altas tarifas constrangendo a população consumidora de energia.

DOENTES ABANDONADOS

De acordo com o vereador Cesar Mayuruna, de Atalaia do Norte, o interino  David Almeida atrasou o pagamento do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para os pacientes transplantados de fígado do município. Eles vivem agora o maior drama, precisando do benefício de R$ 1.100 para a realização do tratamento em cidades como Fortaleza, São Paulo e Porto Alegre.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonino Mendes, david almeida

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.