Compartilhe este texto

Cultura pode perder Robério


Por Raimundo de Holanda

19/11/2014 0h34 — em
Bastidores da Política



Após  cinco governos, dois de Amazonino Mendes, dois de Eduardo Braga e um de Omar Aziz/José Melo, o historiador Robério Braga está ameaçado de perder o posto de secretário de Cultura do Amazonas. Alguns hoje iniciantes em atividades culturais nasceram quando ele já estava lá, pois assumiu a pasta da Cultura em janeiro de 1997. Nestes 17 anos Robério Braga transformou a SEC num órgão ativo, de grande visibilidade, mas elitizado.

Agora, o governador reeleito José Melo quer uma Cultura mais cabocla, para o interior, e mais periférica, para Manaus. O nome que vai substituir Robério, entretanto,  ainda não foi definido.

DEPOIS DA DELAÇAO, TEM CABOCO SEM DORMIR

Esse história de propina nas obras do gasoduto Coari Manaus, revelada à Polícia Federal por um dos executivos da Camargo Correa, Julio Camargo,  assustou muita gente boa. E pode atingir outras figuras de fora da Petrobras, por causa de questões ambientais, que tinham que resolvidas com certa urgência para que a obra andasse. Mexer nesse vespeiro é colocar no centro do escândalo gente nem tão desconhecida nem menos  suspeita. Tem muito cabra com cara de caboco sem dormir....

CORRUTOS E CORRUPTORES

Para quem gosta de literatura econômica. O escândalo da Petrobras com o envolvimento de políticos e empresários num mesmo “balaio de gatos”, começam a provocar no Brasil inquietações que os livros de Edwin Sutherland, White Collar Criminality e White Collor Crime (Criminalidade do colarinho branco e Crime do colarinho branco) de 1940 e de 1949, causaram nos EUA naquela década. O mundo estava em guerra e os criminosos de “colarinho branco” se achavam acima do bem e do mal, até serem expostos publicamente.

Ou seja, 70 anos depois imitamos os americanos, que hoje parecem “bonzinhos” diante dos nossos corruptos que desfilam nos corredores do Congresso e nas salas de comando das grandes empresas.

CAIXA FOGE DA CRISE

Diante da possibilidade de uma crise no setor imobiliário, que é o seu forte, Caixa busca um aproximação maior com o governo, onde os recursos são mais seguros. Ontem a diretoria regional do Amazonas apresentou ao governador José Melo o guia “Caixa e o Governo – Parcerias, Oportunidades e Soluções”. Junto com os secretários da Fazenda, da Infraestrutura e da Habitação, Melo ouviu a exposição dos produtos da instituição que podem contemplar projetos estaduais nas áreas de mobilidade urbana e habitação.

PROJETO DO PELADEIRO

 O senador Alfredo Nascimento emplacou ontem na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, projeto de lei que amplia as relações de trabalho de treinador profissional de futebol para pessoas com conhecimentos práticos e teóricos, como o caso de ex-atletas ou analistas esportivos. Atualmente, a lei protege só os diplomados em educação física e aos profissionais que já exerciam a função por no mínimo seis meses. Detalhe: Alfredo é peladeiro, embora digam as más línguas que não é dos bons.

ARTUR DÁ  NOVA ROUPAGEM A SEMEF

Para melhorar a ação do fisco municipal com vistas a dar mais facilidade de acesso dos usuários aos serviços e, logicamente, aos pagamentos de tributos, o prefeito Artur Neto vai lançar um ‘Pacote de Modernidade’ na Semef. Nele o cidadão poderá formalizar ou consultar processos online, fazer agendamento eletrônico, ter atendimento via web chat e ou Call Center, além de um aplicativo para o celular, o Semef +. Mas pra garantir que os devedores paguem os atrasados, Arthur fechou acordo com o TJAM para dar mais celeridade na cobrança da dívida ativa.

CORREIÇÃO EXTRAORDINÁRIA EM COARI

O corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador João Mauro Bessa, determinou correição extraordinária na 8ª Zona Eleitoral, em Coari, após receber informação de que não será possível àquela ZE cumprir a Meta 2 estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça. Quem vai coordenar a correição é o juiz Affimar Cabo Verde.

GESTÃO PÚBLICA SEM LICITAÇÃO

Os cursos a serem ministrados pelo Instituto Inovação Sustentabilidade e Desenvolvimento durante a IV Semana de Gestão Pública para Servidores e Jurisdicionados do Tribunal de Contas do Estado, nos dias17 a 19 de novembro, vão custar R$ 97 mil, mas foi declarado como inexigível o procedimento para contratação pelo presidente da corte, conselheiro Josué Filho.

BI GARCIA MULTADO

Prestação de contas do convênio nº 67/2010 entre a Prefeitura de Parintins e Secretaria de Estado de Cultura (SEC) foi julgada irregular e o deputado eleito Bi Garcia (PSDB) multado em R$ 8.768,25 de vez que o convênio foi firmado em sua gestão.

CUSTO BRASIL X CORRUPÇÃO

Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) o escândalo que envolve empreiteiras e a Petrobras deve servir para o Brasil mudar. Vanessa afirma que, se houver punição, é possível que o custo Brasil se reduza. Ela acrescenta que as empreiteiras envolvidas fizeram doações a partidos e candidatos. É verdade, mas não com os recursos delas.

@@@

A senadora do PCdoB quer aproveitar o imbróglio com estatal para aprovar, no Congresso Nacional, o fim do financiamento das campanhas eleitorais por empresas.

CONTRA VETO PRESIDENCIAL

Para o deputado federal Átila Lins (PSD), o veto presidencial ao texto aprovado no Congresso Nacional com as regras para criar novos municípios prejudica o Amazonas. Diz ele que não são poucos os distritos amazonenses que estão prontos para ganhar autonomia político-administrativa. Lins afirma que vota pela rejeição do veto.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.