Compartilhe este texto

Cresce suspeita de sabotagem nos servidores do TCE-Amazonas


Por Raimundo de Holanda

19/09/2017 22h00 — em
Bastidores da Política



Técnicos trazidos de São Paulo tentavam nesta terça-feira recuperar dados perdidos durante a invasão de servidores do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Paralelamente, uma investigação vem sendo feita pela Secretaria de Inteligência diante de fortes suspeitas de sabotagem interna.

Os membros da Corte de Contas, ainda surpresos com o dano causado e confusos quanto a origem do problema e seus autores, tem dado explicações confusas. Na página do TCE, há afirmação de que não houve hakeamento nem  dados foram perdidos, mas essa afirmação  é equivocada. Na prática, o tribunal não sabe o que houve, o que originou a pane nem o quantitativo do acervo perdido. O que tem sido constatado é que processos eletrônicos peticionados a partir de 2015 desapareceram.

A coluna apurou que a Prodam se uniu aos técnicos paulistas para colocar um provedor alternativo em funcionamento, mas muito provavelmente os peticionamentos eletrônicos permanecerão suspensos  até que todo o sistema de segurança seja revisado.

A ser comprovada a sabotagem,  peritos criminais do Instituto Nacional de Criminalística poderão ser acionados. O Instituto é ligado a Polícia Federal. 

ICMS AMIGO

Em decreto publicado nesta terça-feira (19) o governador interino David Almeida está isentando do pagamento de ICMS até 2023 a empresa "Full Copy Equipamentos e Suprimentos de Informática", que na curta gestão de David Almeida já faturou mais de R$ 4,9 milhões com o serviço de “xerox". A empresa aparece na lista de gastos de David Almeida disponibilizada pela Sefaz.

DAVID FAZ FIRULA COM  PROFESSORES

O governador interino David Almeida insistiu na firula midiática com os recursos do Fundeb. Pegou os R$ 236 milhões do fundo federal, dividiu em quatro parcelas e pagou logo uma para ‘afagar’ os professores, que vem sofrendo perdas salariais nos últimos anos.

Os que comemoram a parcela do governo não percebem que esse abono não muda a situação, e que David apenas ‘empurrou’ para Amazonino um problema que poderia resolver agora.

Como fez o prefeito Arthur Neto, que usou o Fundeb para pôr em prática as promoções, progressões funcionais e reenquadramento de servidores da educação municipal.

Com isso os benefícios no município de Manaus  serão incorporados aos salários dos servidores e levados para a aposentadoria. Mais de 10 mil profissionais da educação terão benefício permanente.

David usou o Fundeb como se fosse dele e somente para ‘aparecer’. Arthur mobilizou os recursos para a verdadeira finalidade que é valorizar os educadores.

DEPUTADOS DE MALAS PRONTAS

O Diário Oficial nº 995 da Assembleia Legislativa do Amazonas publicou autorização de viagem para três deputados. Abdala Fraxe viaja para Brasilia (DF). Luiz Castro para Boa Vista (RR) e Carlos Alberto para Campo Grande (MS). O motivo da viagem não é revelado na publicação.

MESA TEM QUE AGIR

Para os deputados Luiz Castro (REDE) e Alessandra Campêlo (PMDB), a Mesa Diretora da ALEAM tem a obrigação de agir na onda do reajuste do TCE e assegurar o pagamento da data-base dos servidores da Casa, atrasada há três anos. “A arrecadação do Estado aumentou, a ALEAM tem dinheiro suficiente, não há desculpa esfarrapada”, diz Castro.

 BRANDÃO É COBRADO

Conforme a deputada Alessandra Campêlo, o coronel David Brandão, comandante geral da PM, não paga porque não quer a pensão a que tem direito a senhora Antônia da Silva, mãe de Deusiane Pinheiro, policial supostamente assassinada nas dependências do Pelotão Fluvial da PM. “O coronel não paga porque não quer e agora dona Antônia está passando fome”, esbravejou Alessandra ontem da tribuna da ALEAM.

ROMÁRIO NO MANAUARA

Acontecerá às 18 horas do próximo dia 29, na Livraria Saraiva do Manauara Shopping, o lançamento do livro “Um Olho na Bola, outro no Cartola – O Crime Organizado do Futebol Brasileiro”. O autor é o ex-craque Romário, do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira.

MENOS MAL

Parlamentares como Pauderney Avelino (DEM) e Conceição Sampaio (PP) não veem com pessimismo a proposta do Ministério da Saúde para aumentar a taxação de bebidas açucaradas, como sucos e refrigerantes. Eles afirmam que a sobretaxa, diferente do que temem os segmentos empresariais, só atingirá “o bem final vendido em todo o País”.

HOMENAGEM A CLEUTER

O ex-deputado Cleuter Mendonça recebeu ontem a Medalha do Mérito Ruy Araújo, em sessão que movimentou políticos antigos e atuais para homenageá-lo. E recebeu parabenizações de todos os deputados presentes, além de políticos de sua época.

Na tribuna, Cleuter revelou-se um verdadeiro arquivo vivo recordando fatos da política amazonense nos anos 60, 70 e 80. O autor da proposta é Ricardo Nicolau.

  

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.