Compartilhe este texto

A coragem de admitir que a UEA anda de costas para o progresso


Por Raimundo de Holanda

23/11/2015 0h21 — em
Bastidores da Política



Já não era sem tempo. A academia resolveu se libertar do comodismo de ‘la dolce vita’ às expensas exclusiva do dinheiro do povo e partir para a ação em prol da ciência & tecnologia. Na Fiam, o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, teve a coragem de admitir aquilo que todos sabiam, mas que era tabu pronunciar publicamente. E falou como Jesus, que disse “não é os que gritam meu Deus, Meu Deus nos templos que serão salvos”. A universidade ainda caminha de costas para o progresso real, que exige além do saber curricular, o saber do saber fazer. E para isso são necessários projetos com visão de escala global, como fizeram os ‘tigres asiáticos’ e mais recentemente a Índia.
A ideia do Vale do Jaraqui não deve ficar apenas no papel, como disse o reitor, nem no discurso. Precisa ganhar corpo, nem que seja numa montagem estilo lego, adquirindo peça por peça.  Para isso é necessário meter a mão na terra e o pé na lama. Pois é o húmus que fertiliza o solo e dá força à semente para se transformar na futura planta. Hoje a UEA tem terras suficientes para isso e os meios só precisam ser acionados.
Os grandes grupos internacionais da área de educação estão chegando e dominando o setor no Amazonas. E não duvidemos que em breve eles comecem a desenvolver tecnologia. E se ficarmos ‘paralisados’ como nos últimos 49 anos, iremos assistir novamente o progresso chegar a fugir das nossas mãos. A crise pode ser dura, mas é o que dá impulso a mudanças. Que o jaraqui que já é símbolo da nossa cultura, se consolide como símbolo da inovação amazônica.
 
CONSELHO MUDA DE LUGAR

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei do governo que transfere o Conselho Estadual de Cidades do Amazonas da Sejusc para a Seinfra, com atribuições de Secretaria Executiva. Criado em 2011, o Concidades tem a finalidade de formular, debater e aprovar diretrizes para implementação da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano, além de fiscalizar a sua execução. O conselho, que possui muitas responsabilidades, não vinha tendo condições de atuação na secretaria de origem.
 
CASTRO APARECE
 
O deputado Luiz Castro foi destaque em dois encontros ambientais na Itália, nas cidades de Catelgandolfo e Rieti. Na primeira, ganhou destaque no congresso internacional que tratou da relação entre ambiente, direitos e participação com um pronunciamento sobre a realidade das populações amazônicas. O encontro de três dias reuniu representantes de 21 países de quatro continentes. Em Rieti, como convidado no Encontro Internacional de Jornalismo Ambiental, expôs a realidade das populações da região e as potencialidades da sua biodiversidade.  
 
UMA CAMPANHA  CIDADÃ
 
O Ministério Público Federal está avançando de forma positiva na Campanha "10 Medidas contra a Corrupção" que já alcançou a marca de 684.560 assinaturas em todos Brasil em apoio às mudanças nas leis de combate à corrupção. Para que a Campanha seja bem sucedida, o objetivo é alcançar 1,5 milhão de assinaturas em todo Brasil e que viabilizarão junto ao Congresso Nacional as alterações necessárias para tornar mais rígidas e eficientes as leis brasileiras anticorrupção. É só clicar http://www.dezmedidas.mpf.mp.br/
 
 O APOIO DOS AMAZONENSES
 
Esta é a hora de todos os ativistas anticorrupção, principalmente os internautas, contribuírem com toda sua força para que as assinaturas das “10 Medidas contra a Corrupção” cresçam e o Amazonas possa mostrar que fez seu dever de casa. O Amazonas já soma um pouco mais de 25 mil assinaturas graças a atuação forte do MPF-AM. Mas o número ainda é muito pequeno para um Estado que foi às ruas gritar contra corrupção. Onde estão todos os contra corruptos que encontramos todos os dias nas redes sociais?
 
A CORRUPÇÃO BEM LONGE
 
Embora seja necessária a assinatura física em papel, para a adesão efetiva à Campanha do Ministério Público Federal, os dados do apoiador podem ser preenchidos de forma eletrônica. É uma alternativa para agilizar a coleta de assinaturas, especialmente em empresas, órgãos públicos e instituições de ensino. E todos podem participar acessando o site -  http://www.10medidas.mpf.mp.br - , imprimindo as guias da campanha e colhendo as assinaturas com amigos, familiares e colegas de trabalho.
 
 
 
 
 
Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.