Compartilhe este texto

Como Eron Bezerra e Robério Braga foram parar na lista Negra do TCE


Por Raimundo de Holanda

26/03/2018 21h09 — em
Bastidores da Política



“Política não é convento; não existem inocentes”. A frase de um cacique político local cai bem neste momento em que o TCE libera a primeira parte do ‘listão’ dos inelegíveis. Encabeçando o rol, dois nomes que se destacaram em extremos opostos ao longo dos últimos 30 anos: Eron Bezerra e Robério Braga.

Agora cabe ao MP acionar o TRE para que os 328 nomes já julgados pelo TCE por improbidade, sejam declarados inelegíveis.

FALSO MORALISMO

O deputado  David Almeida assumiu o governo em maio de 2017 com a ideia fixa de destravar o plano de contenção do governador cassado,  José Melo, de quem era líder, ‘pagando’ tudo o que estava congelado e licitando tudo o que fosse possível. Falava em alavancar o Estado com os recursos liberados. Mas diante de tanto dinheiro, mais de 700 milhões, cometeu erros que podem minar sua carreira política.

@@@

David prometeu acabar com as filas nos hospitais de Manaus e fez licitação milionária com o instituto Imed para zerar as cirurgias eletivas. Fez contrato de R$ 8,4 milhões e não resolveu nenhuma coisa nem outra.

Agora é acusado de ter cometido  atos de improbidade administrava e dano ao erário público. 

COMEÇOU A RUIR

A imagem do “maior governo de todos os tempos”, como David Almeida autodefinia sua administração, começa a ruir diante da realidade nua e crua do curto período de cinco meses em que o Amazonas foi governado por uma trupe de falsos moralistas.

 VENDENDO A PONTE

Preocupado com sua reeleição, que pode ficar difícil dentro do grupo do colega David Almeida, o deputado Francisco Souza foi à Comunidade Bela Vista, no fim de semana, para ‘conquistar’ os moradores com o projeto da ponte rio Solimões.

TERÇA DE ELEIÇÃO

O plenário do Tribunal de Justiça do Amazonas  escolhe hoje os novos ocupantes dos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor. O desembargador Yedo Simões é o único concorrente a presidente do TJAM. Domingos Chalub desistiu.

DEPUTADOS MUDAM

Mais quatro deputados estaduais vão anunciar, a partir desta terça-feira, suas desfiliações de seus atuais partidos. Belarmino Lins e Sidney Leite deixam o Pros e Mário Bastos e Ricardo Nicolau saem do PSD.

INFORMÁTICA EM DEBATE

A Assembleia Legislativa debate hoje, em audiência pública, a Medida Provisória nº 810 do Congresso Nacional, que trata dos incentivos fiscais para o setor de informática. O evento ocorrerá no Auditório Senador João Bosco, a partir das 9h.

OPOSIÇÃO INDECISA

Apesar de posarem unidos, os partidos de oposição não estão se entendendo nos bastidores com relação às candidaturas majoritárias que deverão abraçar nas eleições deste ano. Os nomes de David Almeida (PSB), Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Francisco Praciano (PT) viraram dores de cabeça nos arraiais oposicionistas.

NOVO PEDETISTA

Novo filiado do PDT, o delegado da Polícia Federal, Wesley Aguiar, deverá disputar uma vaga para o Congresso Nacional nas eleições de outubro. Segundo o presidente estadual da sigla, deputado Hissa Abrahão, Wesley deve se candidatar à Câmara Federal ou ao Senado.

Siga-nos no

ASSUNTOS: eron-roberio, ficha suja

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.