Siga o Portal do Holanda

Comoção e protesto por Marielle Franco. E os outros 60 mil mortos só em 2017?

Publicado

em

São milhares  os anônimos assassinados nos becos e ruelas das cidades.  Morrem como nasceram, anônimos em um País focado em celebridades. 

Esse caldo de violência social que tomou conta do Brasil  só  escandaliza quando atinge uma pessoa pública. Ai governos, instituições, meios de comunicação, a doutora Carmem  Lúcia, o presidente Temer, a Polícia Federal, o Ministério Público  se mobilizam para mostrar a tragédia na qual o Brasil mergulhou.  Depois passa, o País dorme, enquanto Joãos e Marias, josés e Márcias, Manoeis e Marielles  são mortos na periferia das cidades. 

Somente ano passado foram 60 mil assassinatos. Nada "tão chocante" como a morte da vereadora Marielle Franco, no Rio.  Não que esse fato, mais um, não merecesse indignação, mas essa comoção programada e esticada pela Globo acaba  revelando uma elite hipócrita, focada no “eu” , enquanto o resto do País, as outras vitimas, cidadãs de segundo classe, não mereceram manifestações como as de ontem, nem no  Jornal Nacional, nem dos ministros do STF, nem do presidente da República. 

Esse é um país de poucos, de pequenas estrelas   e  milhões de grãos de poeiras. Estes  apenas nascem e morrem. São números de uma estatística que não para de crescer.

A FUGA DA OPOSIÇÃO

Com alguns de seus membros catando abrigo seguro na janela partidária, inclusive o presidente David Almeida, a bancada da oposição literalmente fugiu ontem do plenário da Assembleia, deixando para trás apenas o seu líder Sabá Reis contra a bancada do governo.

50 MIL EMPREGOS

Segundo dados da Suframa apontados ontem pelo líder do governo Dermilson Chagas, o pacote de obras para o interior vai gerar pelos menos 50 mil empregos diretos e três indiretos para cada um destes, nos municípios.

O SLIM DE ARTHUR

O prefeito Arthur Virgílio apresentará hoje, às 14h, o novo Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim). O sistema que está em teste desde o dia 15 de fevereiro, integra todo o processo de licenciamento de empresas com modernização e desburocratização.

@@@

O objetivo é facilitar a abertura e regularização de empresas, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo para atendimento às demandas do contribuinte.

DAVID BALANÇA

O presidente da Assembleia David Almeida   balança entre os três partidos que já lhe ofereceram legenda para disputar o governo do Amazonas. Mas ainda pretende avaliar outra alternativa, prometendo para breve o anúncio de sua escolha.

CLIMA DE INCERTEZA

Entrando em seu décimo dia, a janela partidária se encontra com suas águas estão revoltas e turvas no Amazonas. A euforia da ‘liberdade’ logo nos primeiros dias deu lugar a indecisões que refletem o clima de incerteza que ainda existe entre os caciques locais.

@@@

Os que já pularam a janela agora querem ‘dar um tempo’ enquanto observam, analisam e escolhem em qual nova casa irão se ingressar. Um erro e os mandatos podem cair no ralo.

“SHOW DE GOVERNO”

Reagindo aos ataques  da oposição na Assembleia Legislativa, os deputados Belarmino Lins, Dermilson Chagas, Vicente Lopes e Mário Bastos usaram a tribuna ontem para dizer que Amazonino Mendes dá um “show de governo”.

CBA EMPACADO

A situação do CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia) continua indefinida, e tudo porque o MDIC (Ministério de Indústria e Comércio Exterior e Serviços) se recusa a reconhecê-lo como uma OS (Organização Social) sem fins lucrativos. Pior para o desenvolvimento científico e econômico da região.

OS SEM JANELA

Os 41 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Manaus estão tensos com a posição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que, após consulta, não estendeu a eles os benefícios da “janela partidária”, podendo perder os mandatos se trocarem de legenda agora.

30 NA DISPUTA

São 30 os pré-candidatos que disputam a vaga da OAB-AM para o cargo de desembargador. Segundo o presidente Marco Aurélio Choy, é de 60 dias o prazo para a escolha dos seis nomes ungidos para a batalha final.

LOBO PRESO

A juíza federal Ana Paula Serizawa do TRF1-AM indeferiu pedido de liberdade provisória para o ex-secretário de Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo. Segundo a juíza não há motivos para revogação da prisão em medida cautelar. A decisão da magistrada foi publicado no Diário Oficial do TRF1 Seção Amazonas desta quarta-feira (14). 

 

PREOCUPADO COM FALTAS

O vereador Missionário André (PTC) iniciou o ano já preocupado com as faltas dele e dos colegas no parlamento, tanto que apresentou um Projeto de Resolução inserindo no Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus (CMM) inciso que registra no painel eletrônico da Casa o motivo de “missão de representação da CMM”, justificando o motivo de sua ausência durante sessão plenária.

É FESTA E O CUSTO?

A Prefeitura de Rio Preto da Eva fechou acordo com a empresa Ajam Produções Eventos Ltda.,  para a contratação dos artistas Israel Paulain e Renato Freitas e Banda, Jôci Carvalho e Banda, Carlinhos do Boi e Banda, Banda Forró Tome Xote e Tom Kleber, com diárias de alimentação, translado terrestre e aéreo, hospedagem e encargos, para show na festa  do 36º aniversário do município e feira da piscicultura, a ser realizado no dia 31/03/2018 e 01/04/2018. O contrato foi divulgado no Diário Oficial dos Municípios  sem a divulgação dos custos. 

MAIS 30 DIAS

A Prefeitura de Manaus solicitou mais 30 dias para concluir os estudos referente aos serviços especializados do Sistema Viário do Distrito Industrial I. A Prefeitura informou ao Governo Federal  a assinatura de um Termo Aditivo no contrato firmado com a empresa AGC Engenharia Ltda., divulgado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (15). 

MUDANÇA PROCURADORIA 

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (15) a dispensa de Victor Riccely Santos do cargo de procurador regional eleitoral do Amazonas, ele será substituído por Rafael da Silva Rocha, que estava na função de procurador regional eleitoral substituto. A publicação também nomeou Leonardo de Faria Galeano a ser o procurador regional eleitoral substituto e, no caso de Rafael e Leonardo estiverem ausentes, quem assume é Filipe Pessoa de Lucena que foi nomeado como o substituto eventual no cargo. Eles ficarão nos cargos até o dia 30 de setembro de 2019. 

INQUÉRITO AERONAVES

O Ministério Púbico do Amazonas (MP-AM) abriu inquérito civil para apurar possível ato de improbidade administrativa devido a excessos nos contratos de fretamento de aeronaves pela Casa Militar do Governo do Estado, entre janeiro de 2010 a outubro de 2013. Os alvos da investigação são Wilson Martins de Araújo, chefe da casa Militar na época, a empresa Apuí Táxi Aéreo Ltda. e seu sócio administrador e a CTA - Claiton Táxi Aéreo e seu sócio administrador. Esta determinação é baseada em outro inquérito onde o MP-AM identificou que no ano de 2013 os valores pagos no fretamento de aeronaves pela Casa Militar chegaram a R$ 20,5 milhões a mais do que no ano de 2012. Além dos contratos terem valores altos, foram feitos dispensa de licitação e sem formalização contratual, configurando dano aos cofres públicos. A portaria que determina a abertura do inquérito foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MP nesta quinta-feira (15), assinadas pelo promotor de Justiça, Ronaldo Andrade. 
500 NOVAS CASAS  
A Prefeitura de Manaus encaminhou à Câmara Municipal de Manaus (CMM) Projeto de Lei para efetuar a doação de imóvel no bairro Santa Etelvina que servirá para a construção de 500 unidades habitacionais na 2ª etapa do Residencial Cidadão Manauara II etapa - B. O imóvel será repassado ao Fundo de Arredamento Residencial (FAR), vinculado à Caixa Econômica Federal. O terreno a ser doado fica situado na  Rua Paxiúba, Lote 2-B, bairro Santa Etelvina, com 57.094 metros quadrados e perímetro de 1.178,95 metros lineares. A Prefeitura de Manaus informou que foi escolhida na 3ª fase do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. 

 

+ BASTIDORES DA POLÍTICA

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Greve dos Rodoviários em Manaus

HORA H Entrevista: RODRIGO GUEDES, PROCON MANAUS

 Siga a Coluna

Amazonas

Copyright © 2006-2018 Portal do Holanda.