Compartilhe este texto

Ciúmes do chefe


Por Raimundo de Holanda

24/03/2017 19h50 — em
Bastidores da Política



Ter ‘ciúme’ pelo chefe é uma das mazelas do serviço público. Primeiro, porque dentre os efeitos desse sentimento o mais danoso é o emperramento de setores da máquina pública, e isso acontece em qualquer escalão. Segundo, porque a ‘ciumeira’ acaba provocando desentendimentos e pode levar a rompimentos mais nocivos ainda. Nos bons tempos de Amazonino Mendes secretários se ‘devoravam’ na disputa por mostrar serviço ao chefe. Eram outros tempos. Mas que está se repetindo na prefeitura de hoje, onde o afastamento momentâneo de Arthur está gerando ‘faíscas’ nos olhos de alguns secretários preocupados com o desempenho do vice. Sal grosso e arruda talvez resolvam.

REELEIÇÃO FICA DIFÍCIL

Com a corrida pré-eleitoral em pleno andamento, o engajamento num grupo sólido é um dos requisitos mais desejados por quem pretende conquistar ou manter uma vaga no legislativo. Um ponto de ‘ancoragem’ de votos, como uma secretaria, por exemplo, torna-se uma vantagem comparativa de peso. Já para quem perdeu esses privilégios, por ter se afastado do grupo no poder, a disputa vai ficar mais difícil. Ainda mais quando deixou ‘rastros suspeitos’ em sua passagem.

'PUGA' ATRÁS DA ORELHA

Com votos de 11 mil membros da comunidade universitária, Ednaldo Lima e Sylvio Puga foram escolhidos para disputar o segundo turno das eleições para a reitoria da Ufam. Como em todo bom processo eleitoral, o poder atual montou uma estratégia para levar um dos seus dois candidatos ‘na frente’ para a disputa final. Sylvio Puga que vem combatendo a administração da reitora Márcia Perales e pregando a renovação na Ufam, chegou em segundo e terá a união dos adversários contra ele no segundo turno, dia 31.

MINISTRA COM FAMA DE DURONA EM MANAUS

Com sua fama de durona, a ministra do STJ, Eliana Calmon será o destaque no seminário “Participação da Mulher na Política e na Sociedade”, que será realizado no dia 31 de março, das 8h às 12h, no Auditório da Assembleia Legislativa. Terá como companheira no evento a desembargadora do TJAM, Socorro Guedes Moura. A promoção é da Escola Judiciária Eleitoral, do TRE.

APELO A TEMER

Em carta entregue ao presidente Michel temer, o deputado federal Átila Lins (PSD) apela contra o fechamento da agência do Banco da Amazônia (BASA) em Carauari.O fechamento prejudica produtores e agricultores dos municípios de Envira, Eirunepé, Guajará, Carauari, Juruá, Itamarati e Ipixuna, que ficarão sem opção de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO.

MAIS DIREITOS PARA AS MULHERES

Relator da reforma política na Câmara Federal, o deputado Vicente Candido (PT-SP) propõe que, a cada três candidatos a deputados, um seja mulher, nas listas fechadas e pré-ordenadas de candidatos, elaboradas pelos partidos. Se passar, as mulheres, que já mandam em casa, assumirão o poder politico. E os homens...

Siga-nos no

ASSUNTOS: arthur virgilio, marcos rotta

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.