Compartilhe este texto

Cadê o Melo ? Foi pescar


Por Raimundo de Holanda

28/10/2014 0h01 — em
Bastidores da Política



Freqüentadores da casa do Alphaville dizem que bateu saudades no ex-prefeito Amazonino Mendes quando o governador reeleito José Melo anunciou que vai içar as velas do barco e “sair para pescar”. Nos velhos tempos de poder o Negão tinha em Melo, caboco nascido na beira do rio e criado num banco de canoa, o seu melhor parceiro nas pescarias. Porém seu instinto “perverso” o fez dar uma pernada no velho amigo pra ficar com quem tinha mais “chance” de ganhar. Perdeu os dois e deixou a vara de pescar na orfandade.

 

Ligar e cumprimentar o vencedor é civilizado, mas Braga esqueceu  essa regra

 

O senador Eduardo Braga não ligou e nem cumprimentou o governador José Melo após o resultado das eleições de domingo. Apesar de uma nota aparentemente educada, cumprimentando os eleitores e desejando “que os próximos anos sejam de paz”, o senador mobilizou sua equipe de advogados nas primeiras horas  desta segunda-feira  para tentar    cassar o governador eleito. A derrota ensina muita gente a repensar a vida, a mudar comportamentos, mas Braga dá sinais  de que não aprendeu nada, que eleição é apenas um jogo que continua após o segundo tempo, por que tem que ser vencido a qualquer  preço. 

 

SOUZA FICA MESMO SEM MANDATO

Publicada no Diário de Justiça eletrônico de 28 de outubro, decisão dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas negou provimento a recurso do deputado Francisco Souza pelo qual buscava regularizar seu título eleitoral cancelado por não ter comparecido à revisão biométrica no município de Iranduba.

OMAR EMERGE COMO A MAIS NOVA LIDERANÇA

 Omar Aziz é um dos grandes vencedores das eleições deste ano. Além de se eleger senador em 5 de outubro, ontem ele festejou a vitória do seu candidato ao governo, José Melo.  O apoio de Omar, como   outro apoiadores, foi importante para consolidar um grupo politico que havia se afastado do senador Eduardo Braga. Omar também emerge como uma forte liderança no Estado.

ESTRATÉGIAS DO PMDB

O PMDB já traçou sua estratégia para continuar como principal coadjuvante no comando do próximo governo. Com sete governadores eleitos, a direção do partido promete jogar duro com a presidente reeleita Dilma Rousseff, na investida sobre cargos no governo. Derrotado no Amazonas, o senador Eduardo Braga seguiu imediatamente para Brasília para entrar nas rodadas de “negócios” do partido. Pessoas ligadas ao seu comando de campanha informam que ele tem em vista o comando da Suframa, para um dos seus aliados, ou até mesmo um ministério, para ele mesmo.

APOIADOS FICARAM DESCONSOLADOS

Aliados do senador Eduardo Braga não aceitaram bem a derrota eleitoral na hora da confirmação da vitória do governador José Melo pelos números do TRE. Embora conhecendo os números das pesquisas que davam boa vantagem para o adversário, mantiveram até o último momento a “festa da vitória” preparada para celebrar com o seu líder. Mas nem a vitória aconteceu nem Braga apareceu para dar uma palavra de consolo.

OTIMISTAS COM O FUTURO

Uma pesquisa global da Telefónica com os “millennials”, que são os jovens entre 18 e 30 anos, realizada pela Pen Schoen Berland, nos meses de junho e agosto deste ano, revela que 9 em cada 10 jovens brasileiros nessa faixa etária estão otimistas com o futuro. E, sobretudo, estão antenados com as questões políticas e sociais: 55% vão usar as redes sociais para documentar, denunciar e divulgar suas necessidades, deslizes e abusos de quem quer que seja. 

RESTAÇÃO DE CONTAS

No próximo dia 4 de novembro, terça-feira, encerra o prazo para os candidatos, comitês financeiros e partidos políticos encaminharem à Justiça Eleitoral a prestação de contas do 1º turno, com exceção dos candidatos que enfrentaram o 2º turno.

VEREADORA QUER CARINHO PRESIDENCIAL

Da vereadora Socorro Sampaio (PP), ao comentar a reeleição de Dilma Rousseff, neste domingo: “O Amazonas e a região Nordeste proporcionaram à presidente Dilma a votação mais expressiva nessa eleição e queremos esse carinho de volta como recompensa para o nosso Estado”.  

EFEITO DILMA

A reeleição de Dilma Rousseff mexeu com o câmbio e a cotação do dólar nesta segunda-feira subiu até o patamar de R$ 2,619, tendo fechado a R$ 2,524, registrando alta de 2,73%. A Bovespa caiu 2,77%, depois de apresentar, durante o pregão, baixa de até 6%. Petrobras e Eletrobras foram as ações com maiores quedas com 12% e 11% de baixas, respectivamente, nesta segunda-feira.

REDES SOCIAIS QUENTES

A eleição terminou, mas os ânimos, pelo menos nas TLs das redes sociais, continuam exaltados como é o caso de quem, inconformado com o resultado das urnas, prega violência, golpe ou até preconceito. Por essas e outras o professor da Ufam, Allan Rodrigues, que é vermelho tanto em Parintins quanto na política, e não só ele, já avisou que vai bloquear em seu Facebook quem postar esse tipo de material.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.