Compartilhe este texto

Braga precisa encarar seus fantasmas


Por Raimundo de Holanda

26/08/2017 20h33 — em
Bastidores da Política



Tudo o que o senador Eduardo Braga  precisa fazer, a partir da última hora deste domingo, é enfrentar de frente seus fantasmas. E deter o processo de desconstrução de sua imagem - que é profundo, com reflexos evidentes nesta  eleição.

Braga  não foi formalmente citado por um juiz, nem  julgado, nem se provou, ainda, culpa pelos delitos atribuídos a ele pela Lava Jato.

Mas os eleitores o estarão julgando neste domingo e, a se confirmarem as pesquisas, não estará  apenas derrotado, mas  condenado a um certo ostracismo que certamente o forçará rever o papel que desempenhará na eleição do próximo ano.

DAVID FICA ISOLADO

A Assembleia Legislativa está em ‘estado de alerta’ para um realinhamento político, a partir da eleição do novo governador. A base aliada construída nos dois últimos governos e no atual interino, começou a ser desfeita logo após o primeiro turno.

DESILUSÃO COM POLÍTICOS

A prevalecer a estimativa dos institutos de pesquisa,  dos 2.226.891 eleitores do Amazonas, somente 1.558.825 devem votar em um candidato neste domingo. Cerca de 30%, ou 668.067 eleitores estão propensos a não votar, anular o voto ou votar em branco.

@@@

No primeiro turno as abstenções, brancos e nulos somaram 849.528 votos (40,1), superando até a votação do primeiro colocado, que obteve 557.397 votos.

@@@

Por conta de Manaus, a Região Metropolitana possui o maior peso eleitoral, com 1.442.9006 eleitores, contra 783.985 dos demais municípios do interior.

OLHA ESSA 

Comentando o leilão da Eletrobrás e suas subsidiárias no Norte do país, o deputado Serafim Corrêa mostrou vídeo onde num debate, FHC defende a privatização para “acabar com a corrupção nas estatais, onde quem governa são as oligarquias políticas regionais”.

@@@

FHC diz ainda: “Lá no Norte, a Eletrobrás é fatiada entre famílias de políticos (...) e isso torna quase impossível administrar uma empresa pública”.

FESTA DE DAVID

Pelo que se vê, nem o Ministério Público de Contas vai impedir o megaevento do governador interino David Almeida (PSD), no Centro de Convenção Vasco Vasques, para comunicar oficialmente o pagamento de abono e progressão funcional a professores da rede estadual de ensino.

ASSALTOS AUMENTAM

O deputado Carlos Alberto (PRB) se diz alarmado com o aumento do número de assaltos a ônibus em Manaus. Nos últimos sete meses foram 2.171 assaltos registrados. “A população não sabe mais o que fazer e já não tem mais a quem apelar, meu Deus”, protesta ele.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.