Compartilhe este texto

Braga e Alfredo estudam aliança PR-PMDB. Mas falta combinar com Marcelo e Rotta


Por Raimundo de Holanda

19/07/2016 23h52 — em
Bastidores da Política



O deputado Marcos Rotta trava uma batalha silenciosa dentro do PMDB para ser confirmado candidato da legenda na convenção do dia 5. Por enquanto tenta entender o comportamento dúbio do senador Eduardo Braga, principal cacique do partido. Braga  tem conversado com o deputado Alfredo Nascimento, presidente Regional do PR, sobre a oportunidade de uma aliança na qual Rotta e Marcelo Ramos poderiam caminhar juntos. Apesar de ter realizado sua convenção no dia 23 e definido  Marcelo como candidato, a mudança é possível, mas nem Marcelo nem Rota   fazem parte das conversas. Nem teriam sido consultados.

Braga e Alfredo têm sentimentos e propósitos comuns. O sentimento é de preocupação com a  sucessiva perda  de prestígio político na arena local. O propósito é conquistar  espaço eleitoral  para se fortalecer em 2018  sem o risco de se exporem  a uma derrota.

Alfredo tem compromisso com Marcelo e sabe que não pode interferir em uma decisão do diretório municipal, que já definiu o nome do ex-parlamentar como candidato da sigla em convenção realizada no último dia 23, mas pode mudar o vice Wilson Lima, que em caso de aliança com o PMDB seria substituido pela  deputada Alessandra Campelo.

Rotta tem um trunfo na manga. O apoio do presidente Michel Temer, mas sem aval de correligionários não pode fazer frente ao poder do senador, que tem os votos do diretório municipal.

Braga usa de artifício para manter o poder de mando dentro do PMDB. Tem dito a correligionários que assume o governo até o dia 10 de agosto. Essa é uma possibilidade  que não existe, mas  dizer que isso pode ou vai acontecer, fortalece muito suas decisões como cacique da sigla.  

CAMPANHA DE SILAS TERÁ ADVOGADO DE RENOME

O deputado Silas Camara está levando sua campanha à prefeitura de Manaus a sério. Depois de contratar o marqueteiro Jeferson Coronel, agora investe pesado para ter o escritório do advogado José Fernandes Júnior em seu time. Fernandes, um dos mais conceituados advogados do Amazonas, é conhecido por sua habilidade e trânsito junto ao judiciário local.

 PERNADAS E TRAIÇÕES

A eleição municipal entra na semana decisiva para partidos e candidatos decidirem seus destinos. Até a próxima sexta-feira, 5 de agosto, os partidos que entrarão na disputa terão de realizar suas convenções e mesmo os que já oficializaram candidaturas podem reverter o processo. Este é o período mais temido pelos candidatos que são ‘dependentes’ de indicação dos caciques, pois é no corre-corre dos últimos dias, ou horas, que acontecem as ‘pernadas’ e traições. As conversas de bastidores se intensificam e dependendo dos ‘acertos’ as composições das chapas e coligações podem mudar em cima da hora.

 DUPLA DO BARULHO

Vai ser no mínimo interessante assistir no horário eleitoral dois candidatos defenderem a ideia de que na disputa pela prefeitura de Manaus o mais importante é saber quem está a favor e quem é contra o ‘golpe’ do impeachment. PT e PCdoB devem selar hoje em convenção o acordo para disputarem juntos a cadeira do prefeito Arthur Neto, que de saída, para a dupla José Ricardo e Yann Evanovick, já é o inimigo número 1 na questão do impeachment.

No rumo do “Cabeção”

Como foi previsto antes do período em que ficou aberta a janela do troca-troca partidário, vários vereadores agora debandam do chapão organizado pelos partidos PSDB e PSD para a disputa por cadeiras na Câmara Municipal de Manaus.

@@@

Por conveniência de suas reeleições, os parlamentares migram para a aliança com o Partido da Solidariedade, do vice-governador Henrique Oliveira. Assim, o “Cabeção” vai somando apoios gratuitos à sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus.

WEB E O MUNDO REAL

Ao investir pesado no marketing digital e vencer as eleições de 2008 nos Estados Unidos com postagens inteligentes e diálogos constantes com seus eleitores via Twitter, o presidente Barack Obama provou ao mundo que as redes sociais são, na verdade, ferramentas mais do que estratégicas para o sucesso de campanhas eleitorais.

@@@

No Brasil, Aécio Neves disparou na reta final das eleições de 2014 explorando o Whatsapp. Mas, pelo que se vê atualmente nas redes sociais, o marketing digital infelizmente tem tudo para se transformar em catalisador de baixarias nas eleições municipais de Manaus.

@@@

Caso a fiscalização do TRE-AM durma de touca, a população local assistirá a um  verdadeiro festival de  videoselfs  (vídeos curtos) e hangouts (bate papo em tempo real) do pior nível nas redes, com violências à honra e total desrespeito aos valores da pessoa humana.

FLORES DE AÇO

O ex-BBB e deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ), que cuspiu no rosto do deputado Jair Bolsonaro (PSC/RJ) durante a votação do impeachment de Dilma Rousseff na Câmara Federal, apresentou queixa crime contra Kleber Romão, líder do Movimento Brasil Livre no estado do Amazonas e um dos principais líderes dos movimentos pelo impeachment de Dilma.

@@@

Jean acusa  Kleber de ser um dos fomentadores de campanha difamatória realizada contra ele por uma organização homofóbica denominada “Flores de Aço”.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: Alfredo nascimento, Eduardo Braga, Manaus, marcelo ramos, marcos rota, pr-pmdb

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.