Compartilhe este texto

Braga defende Lava Jato


Por Raimundo de Holanda

18/02/2017 19h21 — em
Bastidores da Política



Em entrevista a Globo News neste sábado, o senador Eduardo Braga defendeu a operação lava Jato como forma de "depurar o País". Numa das perguntas ao senador, o apresentador  Mário Sérgio Conti diz que Braga não foi atingido pelas investigações. 

Foto:Reprodução Globo News

A verdade é que Braga  foi um dos citados nas delações da Andrade Guttierrez, mas  sempre disse que é inocente. Também não há  processo formal contra ele em razão dessa delação. Mas a colocação do jornalista mostrou certa desinformação sobre os avanços das investigações e o número de politicos citados. O que não quer dizer envolvidos. 

Teste de popularidade

Depois de ‘ensaiar’ um teste de popularidade com a candidatura a prefeito de Manaus, ano passado, Henrique Oliveira caiu na real e voltou a sua condição tranquila de vice-governador. Tranquila porque ele é o único que pode esperar 2018 chegar para decidir o que vai fazer da vida política.
@@@
Tem lastro para voltar à Câmara Federal. Mas seu ‘grande trunfo’ é ficar quietinho na cadeira esperando o titular José Melo escolher o cargo que irá disputar, se na Câmara Federal ou no Senado da República. Se Melo resolver comprir o mandato até o fim,l resta pouca coisa a Henrique, que teria perdido a chance de sua vida.
@@@
Melo surpreende andando por todo o o interior, anunciando obras e atraindo a simpatia de prefeitos. E dizem correligionários que o acompanham que já conquistou o lastro político para olhar com otimismo uma cadeira de senador.
@@@
Henrique, por sua vez, cumpriu seu papel no grupo político do governo na eleição municipal, que poderia tê-lo tirado da linha sucessória de 2018. Faltou o apoio do próprio grupo. Em 2018, ele não precisará ter ‘remorsos’, mas pode sentir pena de si mesmo. 

Braga precisa fazer um gol

Na corrida eleitoral para 2018, o senador Eduardo Braga é o cacique que estará mais ‘marcado’ em campo. Além dos adversários, que podem ser dois pesos-pesados, um na cadeira e outro fazendo o ‘overlappig’ para tentar surpreender o adversário pelas costas.
@@@
Nesse caso, Braga teria de tentar um esquema de ‘triangulação’ à Barcelona, só que com a sobra de bola de um dos dois.
@@@
Pesa contra ele o fato de que, em 2018, seu mandato de senador chegará ao fim, e ele tem de vencer o jogo, seja qual for o esquema em campo.

Sarney, a esperança

Contrário ao decreto do presidente Michel Temer, que altera as regras do seguro-defeso, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, é a grande esperança de 95 mil pescadores amazonenses receosos quanto ao futuro do benefício.
@@@
O presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Agricultores, Walzenir falcão, aposta em Sarney e luta por uma audiência pública no Congresso Nacional para fortalecer a luta política contra o decreto presidencial. Sarney terá força para tanto ?

Manta-Manaus por um fio

Presidente do Parlamento Amazônico, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) informou à coluna que terça-feira abordará, na Assembleia Legislativa, o polêmico protocolo de intenções assinado por governadores do Mato Grosso, Acre e Rondônia  em favor de uma Ferrovia Transoceânica, com um capital de R$ 30 bilhões facilitado pela China.
@@@
A ferrovia conta com a força do lobby dos barões da soja e praticamente inviabiliza o projeto Manta-Manaus, que defende a implantação de uma rota comercial ligando o Pacífico Equatoriano à Amazônia brasileira por meio de portos e rodovias.    

Siga-nos no

ASSUNTOS: Eduardo Braga, Lava Jato

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.