Compartilhe este texto

Balanço da Suframa é peça de ficção


Por Raimundo de Holanda

18/06/2018 21h09 — em
Bastidores da Política



O balanço do primeiro ano de gestão do superintendente da Suframa, Appio Tolentino, foi uma peça de ficção. Revela uma ‘revolução’ de mentalidade do órgão que não existe.O balanço aponta incremento do setor primário com a intensificação da Zona Franca Verde (?), diversificação de cadeias produtivas e aprimoramento dos PPBs em setores estratégicos. Mas onde?

Na prática, a Suframa continua a ser um mero ‘carimbador de papéis’, enquanto a Zona Franca de Manaus perde cada vez mais força e competitividade fiscal nos corredores de Brasília.

 AMAZONAS BOIANDO

Uma nova realidade se desenha no cenário político de Brasil, ‘ancorada’ na rejeição pública e na fragilidade política do presidente Michel Temer. Nesse cenário, o Amazonas aparece boiando à deriva nas articulações políticas e econômicas, por causa da Zona Franca.

@@@

A rigidez constitucional, que protegia o Polo Industrial de Manaus já não existe mais, diante da emergência de interesses novos de ex-parceiros determinados a conquistar fatias cada vez maiores do filão dos incentivos.

OUTRA ZONA FRANCA

Na difícil batalha para conseguir apoio de senadores e deputados de outros estados para brecar o decreto de Michel Temer contra a ZFM, os parlamentares amazonenses estão topando acordo com a bancada federal do Maranhão sobre a criação de uma  Zona de Exportação (Zema).

 ARTHUR E O PLANO DE VERÃO

O prefeito Arthur Neto quer o máximo de proveito com os gastos do seu Plano de Obras de Verão. Por isso mandou a Agemam chamar a Manaus Ambiental para acompanhar a execução das obras, a fim de evitar a ‘buraqueira’ que sempre acontece depois do asfaltamento.

 PRÉ-CANDIDATOS EM MANAUS

Dois pré-candidatos a presidente chegarão a Manaus nesta segunda quinzena de junho. Álvaro Dias, do Pode, desembarca amanhã para uma agenda bem cheia, em estilo “the flash”. Seu palanque no Amazonas está aliançado com o pré-candidato do PSB ao governo David Almeida.

@@@

No dia 30 chegará Ciro Gomes, do PDT, cujo palanque tem candidato próprio em Amazonino Mendes, que demonstra preferência pela volta de Lula da Silva. Ciro irá direto a Parintins.

CORRIDA AO BNDES

A Fecomércio quer encurtar a distância entre os pequenos e micros empresários e o maior banco econômico e social do país, o BNDES. Vai realizar no dia 26 o “Seminário de Crédito-BNDES” sobre financiamento a MPMEs, ficará à disposição para atendimentos individuais.

 

Siga-nos no

ASSUNTOS: appio tolentino, sufragam

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.