Compartilhe este texto

Amazonino tem o desafio de desatar nós em seu governo


Por Raimundo de Holanda

26/10/2017 22h03 — em
Bastidores da Política



Não há dúvida quanto ao fato de ser Amazonino Mendes um  gestor público experiente, acumulando até aqui 9 anos de mandatos na prefeitura de Manaus e 12 anos no governo do Estado, ao longo de sua carreira política de 34 anos.

Assim como não há como duvidar de sua capacidade criadora e revolucionária, capaz de realizações transformadoras, cujas marcas são conhecidas.

De suas gestões resultaram a expansão de Manaus de uma cidade acanhada a uma grande metrópole; e o salto do Amazonas provinciano a um Estado industrial globalizado.

Resulta daí a confiança depositada pelo povo amazonense, que o elegeu para superar a crise, ciente de que ele sabe fazer, porém hoje inseguro quanto à mobilidade de sua equipe.

Nota-se hoje, no seu governo, um desequilíbrio entre a cabeça pensante e um organismo em sua quase totalidade não preparado para o desafio que ele se propôs.

O governante conhece a teoria, é experiente na realização, mas não dispõe de um corpo de auxiliares à altura das ações que exigem rapidez, qualidade e efetividade.

São todos técnicos de boa formação, no entanto poucos já alcançaram a experiência para consolidar o saber ser, o saber fazer e o saber agir. 

Talvez seja o momento de desatar alguns nós políticos que surgem na efervescência da campanha, mas que podem não compor no governo a matemática somativa esperada.

É o que o Amazonas precisa hoje; com urgência e presteza.

ERRO DE INFORMAÇÃO

Houve um erro na coluna de ontem, produto de informação seletiva e falha da secretaria de comunicação do governo do Estado. Não houve um aditivo de R$ 44 milhões para a comunicação. Houve a homologação de um novo contrato nesse mesmo valor e que pode ser gasto neste ano e no próximo. Contrato de 12 meses com as agências de publicidade. Paralelamente a isso, a Secretaria de Comunicação fez um aditivo de R$ 3,9 milhões ao contrato anterior e que expira nesta sexta-feira. Foi esse dinheiro que a secretaria gastou na campanha que está sendo levada ao ar.

AGENDA DE ARTHUR

O prefeito Arthur Neto terá agenda cheia nos finais de semana e feriados de novembro. Está disposto a visitar dez estados para divulgar sua pré-candidatura à presidência em 2018. Em dezembro a agenda será mais ‘amena’, com apenas cinco estados pautados.

SINDICATO PRESSIONA

Informações à coluna dão conta de que o SINDILEGISLAM ingressará com uma ação junto ao MP-AM para forçar a Assembleia Legislativa a divulgar, em seu Portal da Transparência, a relação de todos os servidores efetivos ativos, inativos e comissionados, especificando lotação e salários, a exemplo do que faz o TCE-AM.

SEM ACORDO

Não houve acordo entre os servidores da ALEAM e a Mesa Diretora da Casa sobre o pagamento do retroativo da data-base de 2017 (4,69%) e tampouco sobre a data-base de 2016 (11%). Resta a eles o caminho de novas ações judiciais via SINDILEGISLAM para resolver a questão.

ESPERANÇA EM OMAR

Ruim para os capixabas, esperança para os amazonenses. O senador Omar Aziz (PSD) é quem vai relatar o projeto de lei que cria a Zona Franca do Espírito Santo e que ameaça de morte as vantagens comparativas da ZFM. 

AUDIÊNCIA AGITADA

Sugerida pelo deputado Sinésio Campos (PT), tem tudo para ser agitada a audiência pública desta sexta-feira, na Câmara Municipal de Barcelos, sobre a demarcação de terras indígenas, que, se consolidada, engolirá 80% da área territorial do município.

AMAZONINO NO ACRE

Com agenda a cumprir até amanhã em Rio Branco, Acre, o governador Amazonino Mendes deixou o comando do Estado nas mãos do vice Bosco Saraiva, que faz sua estreia na cadeira mais cobiçada do Estado.

Amazonino participa hoje do Encontro de Governadores da Amazônia, que não terá a presença do presidente Michel Temer, ausente por recomendação médica.

HOMENAGEM A MARINHA

Ao ser homenageado ontem com o título de Cidadão do Amazonas, pela Assembleia Legislativa, o vice-almirante Luís Antônio Hecht, comandante do 9º Distrito Naval, disse que a Marinha do Brasil é a verdadeira homenageada por sua presença e ações no Amazonas.

@@@

O comandante Hect lembrou entre outras coisas o combate ao tráfico de drogas e os Navios da Esperança, que levam anualmente atendimento de saúde a milhares de ribeirinhos.

TRÁFICO MO INTERIOR

O interior do Amazonas está se transformando num “faroeste caboclo”, por conta da ação do tráfico de drogas. Nas ruas de Canutama houve tiroteio à luz do dia ontem. O fato levou o deputado Cabo Maciel a pedir ao governo reforço no policiamento.  

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, Amazonino, Manaus

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.