Compartilhe este texto

Adail é inocente


Por Raimundo de Holanda

25/08/2015 0h09 — em
Bastidores da Política



O advogado Renan Lourenço  Barbará pode ter o registro profissional cassado. É que o episódio no qual acusou o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, de tê-lo estuprado dentro do Comando de Policiamento Especializado da Policia Militar acabou provocando constrangimentos na Ordem dos Advogados do Brasil, por não ser, comprovadamente,  verídica a acusação. A história é outra. Renan foi preso por ameaçar de morte um delegado de policia e levado para  o CPE (onde Adail cumpre pena), mas  colocado em área especial, sem grades, conforme prevê o Estatuto da OAB. Entretanto,  criou problemas e pediu para dividir a cela com Adail. Insistiu tanto que o comando da PM, para evitar mais embaraços, determinou que ele fosse removido.  



A OAB  não deve esperar o resultado do exame de corpo de delito, que vai comprovar se houve conjunção carnal entre o advogado e o ex-prefeito de Coari. Acha o assunto tão absurdo que está resolvida a cassar o registro do profissional. Não apenas pelo ocorrido, mas pelo histórico de malfeitorias do associado, que é grande. Ele já ameaçou de morte a própria família e tem problemas de personalidade.



Dessa vez Adail é inocente, mas o fato ganhou repercussão nas redes sociais, com o surgimento de memes onde advogados são submetidos as mais variadas gozações. Acima, alguns deles....

AMAZONINO, O MALVADO

Pelo menos um provável candidato do bloco de oposição ao governo já está sendo detonado. Ontem o velho cacique Amazonino Mendes foi tratado como o ‘malvado’ que entregou as águas subterrâneas e fluviais de Manaus para a empresa Manaus Ambiental, em prejuízo do povo. O ‘aliado’ Dermilson Chagas não poupou o Negão por ter permitido, em 2012, quando era prefeito, a posse das águas subterrâneas (de poços artesianos) da cidade pela concessionária, que agora está cobrando a tarifa mais alta do país por essas águas. “É maior 275% que a tarifa cobrada em Miami (EUA)”.

MENE & MONEY

Na sessão desta quarta-feira, 26, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas  deve apreciar denúncia do jornal Diário do Amazonas dando conta de que a empresa Mene & Money recebeu em 2008 seis vezes o valor contratado em licitação de R$ 3 milhões. No total, a agência teria recebido R$ 18,8 milhões pela campanha “Orgulho de ser Amazonense”.

PRESENTE DE GREGO

Está na pauta de julgamento desta semana do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas a ação penal nº 9984714-11.2008.6.04.0000 interposta pelo Ministério Público Eleitoral contra o deputado estadual Vicente Lopes (PMDB), que faz aniversário no dia 27. Que não seja um presente de grego.

VOLTAM EM SETEMBRO

A conselheira do TCE/AM Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos deve ficar afastada de suas funções no período de 24 de agosto a 2 de setembro, enquanto o conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva também se afasta entre 26 de agosto e 4 de setembro, que cai em uma sexta-feira.
 
CAPACITAÇÃO NO TCE

Os servidores do Tribunal de Contas do Estado Francisco Alberto Oliveira Soares, Gilson Alberto Da Silva Holanda e Leomar de Salignac e Souza voltam nesta quarta-feira, 26, do Rio de Janeiro/RJ onde foram aperfeiçoar seus conhecimentos acerca de legislação de pessoal.

SAIU DA RETA

Na terça-feira, 25, o doleiro Alberto Yousseff confirmou, em depoimento à CPI da Petrobras, ter a percepção de que o “Palácio do Planalto” tinha conhecimento das operações irregulares com recursos da estatal a políticos. Questionado sobre quem era a pessoa no Planalto que dava suporte ao esquema ilegal, ele disse não poder afirmar que fosse o então presidente Lula da Silva.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.