Compartilhe este texto

Acabou o grupo político criado por Mestrinho


Por Raimundo de Holanda

30/01/2018 23h01 — em
Bastidores da Política



Gilberto Mestrinho foi modesto ao dizer, em 1982, após sua volta do exílio e se eleger governador do Amazonas,  que seu grupo político chegava para governar  20 anos. Já se passaram 33. Mas agora acabou. Durou mais do que devia. É o próprio Amazonino Mendes, atual governador e o primeiro a suceder Mestrinho em  1987, que afirma não ter grupo politico.  Não mais. E com razão. Grupo é sinônimo  de coletivo, de partilha de poder, de concessões que Amazonino, agora maduro, não quer fazer.  

Foram 33 anos de recuos e de pouca imaginação. De brigas para manter  um modelo de desenvolvimento - a ZFM - cuja tendência é se esgotar, apesar de seu papel importante para uma travessia que os sucessivos governos não souberam fazer. 

Amazonino ainda tentou inovar, com o terceiro ciclo, mas seus sucessores não souberam  dar sequência. Resultado: o grupo que chegou ao poder para governar 20 anos, conforme Mestrinho, contribuiu muito pouco para tornar o Amazonas mais rico, mais justo, com mais oportunidades para seu povo.

E o que é pior, seguiu pelos maus caminhos que hoje são passados a limpo pelos órgãos de controle. 

Amazonino segue na contramão dessa via  contaminada pela ambição,   e ganhou a oportunidade de resgatar sonhos. 

CUTUCADA DE ARTHUR

Usando mais uma vez o Rio como vitrine política, o prefeito Arthur Virgílio ‘cutucou’ forte seu adversário nas prévias do PSDB, Geraldo Alckmin e trouxe a Amazônia para o centro do debate. “É preciso que o Brasil compreenda  a região como a mais emblemática do País como entendem  as pessoas de fora do  País.”.

 CUSTO POLÍTICO

Saiu ontem o indiciamento dos quatro ex-secretários presos na operação Custo Político, da Polícia Federal. Afonso Lobo, Wilson Alecrim, Pedros Elias e Evandro Melo foram indiciados por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

@@@

Apenas os secretários Afonso Lobo e Wilson Alecrim estão cumprindo prisão domiciliar. Os outros dois, assim como o ex-governador José Melo continuam recolhidos ao presídio.  

 DESAFIO DE ROTTA

O vice-prefeito Marcos Rotta assumiu ontem o desafio de entregar até o final de fevereiro o Terminal 1, da Constantino Nery, totalmente recuperado, inclusive com recapeamento do corredor de ônibus. Para não prejudicar os usuários, os trabalhos serão feitos durante a noite.

 HC NEGADO

A defesa de Lula recorreu ontem ao STJ com um pedido de habeas corpus preventivo ante a possibilidade de sua prisão para cumprimento da pena imposta pelo TRF4. Ontem mesmo o ministro Humberto Martins negou o pedido informou a assessoria de imprensa da corte.

PROMOÇÕES  NA POLÍCIA

A publicação no DOE de ontem, de decreto assinado pelo governador Amazonino Mendes, confirma a promoção de 1.144 servidores da Polícia Civil e da Polícia Científica. A medida beneficia escrivães, investigadores, delegados, peritos, legistas e odontolegistas.

@@@

Com a medida, neste mês de janeiro, mais de 3 mil servidores da Polícia Civil estão recebendo a última parcela do escalonamento e também as promoções dos servidores da instituição.

@@@

Quem ficou feliz com a medida é o vice Bosco Saraiva, que havia desafiado o deputado Platiny Soares a vestir saias no carnaval, se o governo não cumprisse essa promessa de campanha.

SEM BRIGA. MAS...

Depois de se desgarrar do PT em nível nacional, o PR vai repensar o processo político deste ano. No Amazonas, o deputado federal Alfredo Nascimento diz que não quer briga com ninguém, mas Marcelo Ramos reitera sua determinação de caminhar com a pré-candidatura do petista Francisco Praciano ao governo do Estado.

PDT PROTAGONISTA

Com elogios ao senador  Omar Aziz (PSD), o deputado federal Hissa Abrahão afirma que o PDT será protagonista no jogo eleitoral de 2018 no Estado do Amazonas. Ao contrário do que muitos pensam, o partido está coeso em torno do governador Amazonino Mendes e será forte na batalha eleitoral, garante Hissa.

PRISÃO ESPECIAL

Projeto de lei,  de autoria do ex-senador Marcelo Crivella, que põe fim à prisão especial para magistrados e membros do Ministério Público, pode ser votado ainda neste semestre pelo plenário do Senado. A propositura acaba com a reclusão diferenciada para tais autoridades.

SOUZA DESMENTE

Indignado com a badalação negativa do seu nome nas redes sociais, o jovem Willace Souza, filho do ex-deputado Wallace Souza, negou sua nomeação para qualquer cargo na Sepror. Segundo ele, os boatos a respeito são totalmente falsos, fake news.

CAMPANHA NA INTERNET

Conforme o TSE, além da propaganda de rádio e TV, a propaganda política na internet será livre na campanha  deste ano. Serão liberados pagamentos para exibição de anúncios eleitorais e veiculação de publicações em plataformas como o Facebook, Instagram, YouTube e o Twitter. A partir de 16 de agosto, também serão permitidas campanhas em sites, e-mails, blogs e aplicativos de mensagem instantânea. TSE liberou geral.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonas, Amazonino, Mestrinho

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.