Compartilhe este texto

Mulher fica cega após ser atingida por estilhaços de bomba de efeito moral

Por Portal Do Holanda

12/02/2016 8h09 — em
Policial



Manaus/AM - Na tarde da última quarta-feira (11) equipes médicas do HPS 28 de Agosto confirmaram que uma mulher ficou cega do olho esquerdo após ser atingida por estilhaços de uma bomba de efeito moral, supostamente disparada por policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) durante a Banda do Galo, na avenida das Torres, bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus.

Familiares da vítima já teriam registrado a ocorrência na Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública.

Segundo relatos, os militares tentavam efetuar a prisão de um suspeito quando foliões teriam se mostrado contrários à ação policial e teriam começado a lançar objetos. Os PMs teriam respondido com bombas de gás.

Sobre esse caso, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) emitiu uma nota. Confira na íntegra: Nota à imprensa

Ivaneide Oliveira Fonseca, 46 anos, deu entrada no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto às 22h45 da última terça-feira, dia 9, com um trauma no olho esquerdo. A paciente foi atendida pela equipe de emergência, medicada e internada. Após a realização de vários exames, a paciente foi encaminhada para procedimento cirúrgico nesta quinta-feira, dia 11, às 14h20, e que foi encerrado às 16h40.

 Os procedimentos realizados foram: sutura córneo-escleral com recobrimento conjuntival, sutura das lesões em órbita, reimplante de placa tarsal palpebral superior e reinserção palpebral em região palpebral temporal. A paciente teve perda de visão do olho esquerdo e a evolução do seu quadro será acompanhada pelos médicos. Caso seja necessário, por motivos de estética ou de saúde, outras intervenções cirúrgicas serão realizadas.

A Secretaria de Estado Segurança Pública (SSP) informa que foi instaurado Inquérito Administrativo no âmbito da Corregedoria Geral daquele órgão, enquanto a Polícia Militar instaurou Inquérito Penal Militar (IPM)  para apurar as circunstâncias da ocorrência. No Inquérito Penal está sendo solicitado ao Departamento de Polícia Técnico Científica, vinculado à SSP, um laudo a ser realizado por um perito legista para identificar se os resíduos que causaram a lesão partiu de alguma arma não letal, como uma bomba de efeito moral. Não existe histórico de lesões causadas por armas não letais dessa natureza em ações policiais no Amazonas.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Banda do Galo, bomba, cega, mulher, olho, Rocam, Policial

+ Policial