Compartilhe este texto

Hackers levam mais de US$ 1 bilhão de bancos

Por Portal Do Holanda

17/02/2015 11h10 — em
Tecnologia



A empresa de tecnologia da informação Kaspersky Lab divulgou relatório sobre fraudes efetivadas por hackers contra o sistema bancário e que, conforme a empresa, atingiram pelo menos 30 países, entre os quais o Brasil. A informação é do IDGNow

De acordo com o relatório, hackers possivelmente sediados em países como a Rússia, Ucrânia e China, além de algumas outras regiões da Europa, atacaram cerca de 100 estabelecimentos bancários em volta do planeta e se apropriaram de cerca de US$ 1 bilhão em dois anos de atividade, após estudarem as rotinas de segurança, dominar os softwares usados pelos bancos e obtendo dados sigilosos por meio de malware e phishing.

O relatório da Kaspersky não cita os nomes dos bancos atingidos pelas fraudes praticadas por hackers, mas alerta que o grupo, conhecido como Carbanak, ainda está em ação e as operações fraudulentas continuam acontecendo.

As operações acontecem depois que os hackers dominam o conhecimento sobre softwares e segurança da instituição bancária e transferem grandes somas para contas de seus integrantes, por meio de online banking ou pagamentos eletrônicos, geralmente para os Estados Unidos ou China.

Entre os países atingidos estão Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, China, República Checa, França, Alemanha, Islândia, Índia, Irlanda, Noruega, Polônia, Russia, Espanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: bancos, hackers, mundo, Portal do Holanda, roubo, tecnologia, Tecnologia

+ Tecnologia