Compartilhe este texto

Proposta prevê campanha de alerta a jogos que incentivam ao suicídio (‘Baleia Azul’)

Por Portal Do Holanda

24/04/2017 20h24 — em


Foto: Reprodução

Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM) a Indicação 209/2017 ao Poder Executivo (Municipal e Estadual) que prevê uma Campanha de Esclarecimentos e Orientação, alertando os jovens sobre o perigo dos jogos virtuais que induzem a mutilações corporais e até ao suicídio, como, por exemplo, o jogo da “Baleia Azul”.

De autoria do presidente da Comissão de Serviço Público da CMM, vereador Professor Gedeão (PMDB), a proposta é voltada para as escolas das Secretarias de Educação  do município (Semed) e do estado (Seduc).  Após aprovada pela Mesa Diretora da Câmara, ela será enviada ao prefeito e governador.

“Nosso principal objetivo é sensibilizar os professores, gestores e demais funcionários das escolas públicas da rede municipal e da estadual  a identificarem comportamentos estranhos e, sobretudo, conversarem e conscientizarem os adolescentes a respeito das consequências de práticas perigosas por meio de campanhas permanentes”, destacou o vereador.

Origem

O jogo, que surgiu no ano passado, na Rússia, consiste em desafiar jovens em algum grupo numa rede social a cumprir determinadas tarefas, que chegam sempre às 4h20, horário considerado como inspirador para a prática do suicídio, de acordo com pesquisas da Universidade da Pensilvânia. Entre os desafios estão: ficar 24 horas sem dormir, assistir filmes de terror de forma contínua, desenhar, com uma navalha, uma baleia no braço, caminhar em trilhos de trem.

“No começo, as tarefas são mais simples, como assistir a um filme de terror sozinho ou desenhar uma baleia numa folha. Aos poucos, elas vão ficando cada vez mais perigosas, colocando a vida de jovens em risco e estimulando a prática da automutilação. A última tarefa do jogo não é nada menos que o suicídio”, explicou Amorim.

Casos em Manaus

Entre os jogos que circulam pela internet e que têem sido amplamente aderidos por crianças e adolescente também existe o Charlie-Charlie-Challenge. O desafio de “Charlie Charlie" consiste em invocar uma suposta entidade demoníaca mexicana chamada Charlei.

“Inicialmente, parece inofensivo, mas em 2015,  um grupo de jovens da Escola de Tempo Integral José Carlos Mestrinho (Zona Sul de Manaus) foi parar no hospital por conta da suposta brincadeira. Os alunos precisam saber os riscos que correm e os pais devem ser orientados para dar o melhor suporte nesses casos”, concluiu o vereador Gedeão


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: baleia azul, Manaus, politica local

+