Siga o Portal do Holanda

Mundo

Aparição de mercúrio e eclipse lunar poderão ser vistos a olho nu nesta semana

Publicado

em

Foto: Reprodução /  Internet Foto: Reprodução /  Internet
Foto: Reprodução / Internet

Investigações na saúde do Amazonas miram parlamentares e empresários


Nesta primeira semana de junho acontecerá dois fenômenos da astronômicos que poderão ser vistos a olho nu: eclipse da lua e aparição de Mercúrio no céu.

O primeiro espetáculo celeste ocorrerá na quinta-feira (4), com a aparição de Mercúrio no céu e poderá ser melhor visualizado no entardecer. Dica é olhar para o horizonte oeste a partir de uma hora antes do pôr do sol e logo após ele se pôr. 

No dia seguinte, na sexta-feira (5), ocorrerá um eclipse lunar penumbral. Neste fenômeno, a Lua passará por uma área parcialmente iluminada da Terra, chamada de penumbra. Nessa passagem, a Lua estará cheia e menos brilhante do que o normal. Isto ocorre porque uma parte da luz do Sol é impedida de chegar à Lua.

A Lua deve passar pela penumbra da Terra apenas 3 vezes neste ano, sendo a passagem da próxima sexta a única que ocorre no início da noite.

 




Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.