Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Manaus é oficialmente candidata a subsede das Olimpíadas

Publicado

em

Manaus oficializou oficialmente a sua candidatura como subsede das Olimpíadas, e durante a sexta-feira, o prefeito Artur Neto e o governador José Melo receberam na sede do Governo a primeira visita oficial  do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e da CBF.

Na reunião, foram apresentados os argumentos para que as cidade seja mais uma a sediar parte dos jogos das  Olimpíadas. Artur defendeu a ideia na reunião: "Somos uma das regiões consideradas de maior interesse por diversos países e, com essa conquista, mudaremos ainda mais a visão de Manaus perante turistas e investidores internacionais. Fizemos uma belíssima participação na Copa do Mundo e também merecemos o selo de cidade olímpica" disse.

"Fomos muito bem avaliados durante a Copa, porque nos preparamos e continuamos preparados. Acredito que estamos no páreo, até porque a nossa Arena da Amazônia também foi considerada a mais bonita do Brasil", afirmou José Melo.

Manaus disputa a vaga de subsede dos jogos de futebol das Olimpíadas de 2016. Ao todo, as Olimpíadas acontecerão em sete cidades brasileiras. 

Vale lembrar que em entrevista ao Arena Sportv na quinta-feira (21), o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, quase tirou as 'esperanças' de quem estava animado para receber mais um evento de porte mundial na cidade.

“Ouvi dizer que alguém mencionou Manaus, que foi uma ótima cidade-sede para a Copa do Mundo, mas o princípio dos Jogos Olímpicos é justamente que as coisas não aconteçam muito longe do Rio de Janeiro. A ideia é garantir que os atletas possam ficar na Vila Olímpica para que haja uma fraternização do futebol com os demais esportes olímpicos”, disse.

No entanto, as chances da capital ainda são reais e a Fifa vê com relevância os serviços como  hospedagem, transporte e aeroportos – pontos pelos quais Manaus foi bem avaliada no ano passado. 

O diretor-executivo do comitê, Marco Aurélio Vieira, explicou “Estamos em um processo de seleção de todas as sedes e de uma quantidade específica de estádios que atendam o critério técnico, ou seja, o campo de jogo precisa atender às normas da Fifa. Além disso, serão avaliados os critérios logístico e financeiro que devem suportar o evento”, explicou.

Além disso, Marco Aurélio Vieira contou que a Arena da Amazônia conquistou os dirigentes durante a visita técnica. "Tive a oportunidade de conhecer e jogar no antigo estádio Vivaldo Lima e, conhecendo a nova Arena, com certeza, podemos afirmar que Manaus está à altura de qualquer competição internacional, seja no nível técnico ou estético, porque é muito bonita”, disse.

O prefeito e o governador receberam o caderno de encargos para as sedes dos jogos de futebol. Poucos requisitos faltam para um devido reajuste em atender os critérios estabelecidos, já que as demais exigências já foram cumpridas durante a Copa do Mundo. Será também instalado um Comitê Local dos Jogos Olímpicos para trabalhar nos itens necessários para o credenciamento da cidade nos Jogos.  

O resultado deverá ser divulgado até o final de fevereiro.

Os ‘filhos bastardos’ do médico Mouhamad Mustafa

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.