Compartilhe este texto

Apendicite, saiba como identificar os sintomas e procurar ajuda

Por Portal Do Holanda

23/05/2017 11h18 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

Muita gente já teve ou ao menos conhece alguém que sofreu com apendicite.  O problema é uma inflamação que acomete a região do intestino grosso podendo causar uma infecção grave que se não diagnosticada a tempo, pode levar a morte. Segundo o cirurgião do Hapvida Saúde, Leonardo Ferrari, o tratamento para o apendicite é sempre cirúrgico, mas na maioria dos casos é bem simples: “Atualmente, se faz por laparoscopia, com três pequenas incisões. Se em estágio avançado, ou em situações específicas, pode ser feita na forma convencional, através de um corte maior no abdômen”, explica.

Essa inflamação não tem um motivo específico para acontecer, mas pode ser desencadeada por uma obstrução por gordura ou fezes ou ainda por infecção gastrointestinal causa por vírus. Ela pode acometer pessoas de qualquer dia, e tem como principais sintomas: “ Dor abdominal na região do estômago, podendo ser difusa, com náuseas, vômitos e sensação de estômago cheio. A dor também pode aparecer perto do umbigo e geralmente migra para a fossa ilíaca direita (do lado direito e baixo do abdômen). Pode ou não ter febre”,  destaca o cirurgião.

Para ajudar no diagnóstico geralmente são feitos exames como ultrassonografia ou tomografia, que vão mostrar o apêndice inflamado. No caso das mulheres, é preciso atenção redobrada, já que o problema pode ser facilmente confundido com outras doenças ligadas aos ovários ou trompas. Em casos onde o paciente tem diabetes ou hipertensão, o caso também deve ser acompanhado de perto, com o intuito de evitar complicações.

E se a sua pergunta é: Tem como evitar a doença? A resposta é não, qualquer pessoa está sujeita a ela. Mas alguns hábitos saudavéis devem ser estimulados para diminuir os riscos como aponta os especialista do Hapvida: “ Inserir alimentos ricos em fibras na alimentação é uma maneira de reduzir os riscos da doença, por facilitar o trânsito intestinal e diminuir a incidência de obstrução do órgão. Embora não elimine totalmente a chance de desenvolver o apendicite”. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: apendicite, cirurgia, diagnóstico, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar