Compartilhe este texto

Urologista também atende mulher?

Por Portal Do Holanda

16/09/2014 7h27 — em



Para alguns a pergunta é óbvia, mas para uma boa parte da população, ainda causa estranheza ver uma mulher no consultório de urologista. Muitas vezes perguntam: “O Urologista atende também mulheres?”. Então, a resposta é sim.

Cerca de 30% dos pacientes do Urologista são mulheres, pois a Urologia estuda as doenças do aparelho urinário (rim, ureter, bexiga); que é comum em ambos os sexos, e as doenças do aparelho genital masculino.

O principal motivo das pacientes de longe é a presença da infecção urinária, conhecida também como cistite, mas cálculos, incontinência urinária  e dificuldade miccional são algumas das inúmeras doenças que fazem com que mulheres venham ao urologista, ou por conta própria, ou encaminhado por outros médicos.

Principais doenças

A Infecção urinária é uma doença que acomete até 50% das mulheres ao longo da vida. Desse total, cerca de 30% podem desenvolver infecção urinária de repetição, caracterizada pela ocorrência de pelo menos dois episódios nos últimos seis meses, que precisa ser tratada. Por ser tão comum, algumas pessoas acabam por desprezar o tratamento, o que pode trazer risco à saúde.

O tratamento de infecção urinária deve ser feito com antibióticos, que deverão ser prescritos somente pelo seu médico, e que saberá escolher o tipo adequado de antibiótico de acordo com a infecção e qual será a  duração do tratamento.

Incontinência urinária

Muito mais do que uma vontade incomum de ir ao banheiro, a incontinência urinária é um problema que compromete a saúde, o psicológico e o social daqueles que são acometidos por ela: em sua maioria as mulheres.

A doença provoca uma perda involuntária de urina, que pode apenas em espirro ou qualquer mínimo esforço. A qualidade de vida cai muito, pois estas mulheres evitam sair de casa, evitam ir a cinemas, restaurantes e muitas delas já andam até com fraldas para justamente não passarem vergonha nas ruas.

O mais alarmante é que as mulheres, principais vítimas da doença, acham que perder urina é normal do processo de envelhecimento e não procuram tratamento. Estimativas mostram que de 10% a 55% das mulheres entre 15 e 64 anos apresentam sintomas da doença.

- Bexiga Hiperativa : O principal sintoma é a vontade incontrolável de urinar. É mais comum em mulheres. Aproximadamente duas mulheres para cada homem possuem o quadro da doença.

- Cistite Intersticial : É a inflamação crônica da bexiga, também conhecida como síndrome da bexiga dolorosa, pois se manifesta por dor pélvica constante. O tratamento pode incluir medicamentos, restrições alimentares e procedimentos cirúrgicos. Já sua causa ainda é desconhecida.

- Pedra nos Rins : É a formação de cálculos nos rins por um processo biológico mais recorrente no adulto jovem, lembrando que, hoje, sabe-se que mudanças nos regimes alimentares - mais ricos em proteínas, sal e hidratos de carbono - aumentam a formação de cálculos. O tratamento pode ser por medicamentos , mas muitas vezes deve ser cirúrgico. 

Portanto,não esqueça, Urologista não é "médico só de homem". Você mulher com problemas urinários também deve procurar este especialista.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+