Muitos pacientes procuram os urologistas com a quiexa de que sua urina está muito amarela. Antes de tudo quero explicar que água é a parte mais abundante de nosso corpo. Ela corresponde a cerca de 70 % do peso corporal de uma pessoa, ou seja , temos muita água no corpo. Sem a  água seria impossível manter nossas células vivas. Nós temos a’gua participando de todas as reções químicas de nosso corpo.A água é importante para o o transporte de nutrientes no corpo, além de diluir os resíduos de nosso corpo, formados durante a digestão dos alimentos e que devem ser eliminados.

Existe um equilíbrio entre a água que bebemos e a água que eliminamos de nosso corpo.  A água é eliminada de nosso corpo através de:

- Urina (cerca de 1 litro e meio por dia / dependendo da quantidade de líquidos que se ingere);

- Fezes (cerca de 150 ml ou 0,15 litros)

- Suor (até meio litro por dia / dependendo do clima e da tividade física)

- Ar expirado (através dos pulmões /cerca de 350 ml por dia)

Vemos então que o mais importante para manter este equilíbrio de água são os rins, ou seja, quanto mais água bebemos, mais o rim elimina.  Aproximadamente, passam pelo rim 1.200 -2000 litros de sangue por dia . A urina é formada pela eliminação da água desnecessária, dos sais e outros produtos que não devem ser acumulados no nosso sangue. São os sais e estes outros produtos que dão a coloração amrelada da urina, ou seja quanto menos água bebemos, menos água é eliminada pelos rins e, portanto a urina fica muito concentrada destes sais e outros produtos, ou seja, a urina fica muito amarela.

Isto também vale para quem pratica muito exercício físico, ou seja sua mais, perde mais água por este suor, diminuindo a quantidade de água que vai ser eliminada pelo rim, concentrando a urina, novamente a história da urina amarela.

Portanto uirna amarela não é sinal de doença, significa que voçe está tomando pouca água. Importante salientar que os formadores de pedras nos rins não podem manter, nunca, sua urina amarela, pois vão viver formando cálculos.

Agora atenção! Quando a urina apresenta coloração diferente do amarelo claro, por exemplo escura como coca-cola, sanguinolenta ou amarelo muito escuro ou quando ao urinar surgir grande quantidade de espuma, você precisa procurar o urologista, pois pode ser sinal de doença.



assuntos Anoar Samad  

Quer anunciar?

Clique aqui e solicite nosso Mediakit.

Você pode também conferir o certificado de auditoria
clicando no botão abaixo.

Portal do Holanda é auditado pelo IVC