Compartilhe este texto

Masturbação faz mal à saúde?

Por Portal Do Holanda

15/01/2015 23h14 — em



Por Anoar Samad*
 
Definida como a estimulação dos órgãos genitais, manualmente ou por meio de objetos, com a finalidade de obter prazer sexual, seguido ou não de orgasmo. 

É uma prática sexual sem penetração. É classificada como  auto-aplicada, quando o que promove a estimulação é o mesmo que a recebe ou pode ser aplicada a uma pessoa diferente, quando o que promove a estimulação a promove em outro. 

Este termo foi usado pela primeira vez pelo médico inglês e fundador da psicologia sexual Dr. Havelock Ellis em 1898. 

Sem entrar na discussão religiosa do assunto apresento algumas colocações aos leitores do portal  sobre se realmente a masturbação pode trazer algum mal à saúde. 

Sempre existiu uma crença de que masturbação causaria "espinhas" ou agravaria o aparecimento delas. É importante salientar que as práticas sexuais com finalidade erótica se iniciam na fase da puberdade e é justamente nesta fase que também inicia o aparecimento de acnes ou "espinhas". Isto já foi bastante discutido e a única relação que foi encontrada seria apenas a da coincidência de uma fase da vida. Porém é preciso ressaltar que alguns pesquisadores relataram um aumento na oleosidade da pele em homens mastrubadores crônicos, e sabemos que aumento da oleosidade pode levar ao agravamento da acne; Podendo talvez encontrar uma relação para o possível agravamento da doença de pele. 

Alguns artigos tentaram associar a prática da masturbação na adolescência e/ou na fase adulta com o câncer de próstata. Apesar de você encontrar alguns textos que relacionem o assunto, inclusive relacionando a testosterona como: "O câncer de próstata 
está ligado à testosterona em excesso - e homens com testosterona 
demais tendem a se masturbar mais também", tenham em mente que de forma alguma o câncer de próstata está relacionado à testosterona em excesso e muito menos a masturbação. Portanto não existe relação entre masturbação e câncer de próstata. 

A masturbação poderia impedir ou diminuir o desejo sexual?  É preciso esclarecer  que após uma ejaculação o homem entra em uma fase de resposta sexual chamada período refratário, ou seja , cessa a excitação sexual e será necessário um "tempo" para que este homem fique novamente susceptível à uma nova estimulação sexual e uma nova ereção. Este período de tempo chamado refratário pode ser maior ou menor dependendo de vários fatores, mas principalmente nível de excitação, tempo que está sem ejacular, preparo físico e estados psicológicos.  Não podemos afirmar que a masturbação "gasta" o desejo sexual mas com certeza inibe o desejo naquele momento tanto por efeito psicológico do período refratário quanto pelo esvaziamento frequente das vesículas seminais ( onde se armazena o sêmen). Sim quando seu estômago está vazio existem comandos internos do corpo que avisam sobre a fome, o mesmo acontece quando o homem fica muito tempo sem ejacular, as vesículas seminais ficam muito distendidas e isso pode inclusive levar à poluções noturnas. 

Houve muita discussão se atletas poderiam ter relações sexuais no dia anterior às suas disputas físicas.  Ninguém falou em se masturbar antes de uma disputa atlética. Alguns autores já lançaram discussões sobre o "esforço" do homem para se excitar ou ejacular durante a masturbação ser maior do que durante uma relação sexual. Se isto se comprovar e também for demonstrado que o intercurso sexual no dia anterior for prejudicial ao atleta imaginem a masturbação. 

Muitos autores já são diretos em dizer  “Masturbação não faz mal nenhum". Sim eu concordo , se tocar é parte do processo de se conhecer. Quem se conhece, tem mais prazer. Sabe onde deve ser tocado para sentir prazer. Isso é muito importante para 
a atividade sexual, mas com certeza uma masturbação compulsiva  poderá sim trazer prejuízos físicos, comportamentais, sexuais, de relacionamento com a sociedade  e aí eu discordaria e afirmaria que a compulsão para a masturbação faz mal sim à saúde. 

 

Anoiar Samad é médico

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+